Júnior Gurgel
Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.
ACORDO SUPRAPARTIDÁRIO EM BRASÍLIA LEVARÁ HUGO MOTTA A SER ACLAMADO PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL
Publicado em 4 de setembro de 2024Numa demonstração de fortalecimento do Poder Legislativo – completa independência da influência do Palácio do Planalto – os blocos partidários que lideram as bancadas, acordados com o Colégio de Líderes, deliberaram em escolher o deputado federal Hugo Mota (Republicanos/PB) como o próximo presidente da Câmara dos Deputados, sucedendo Arthur Lira (PP), cujo mandato se encerrará em 02/02/2025.
Segundo o deputado Wilson Santiago, um dos articuladores deste processo, a escolha de Hugo Motta se constitui num fato (até o presente) inédito, haja visto as outroras disputas renhidas pelo comando da Casa. Ao evitarem este tipo de enfrentamento, que dividia e desagregava seus membros, o Parlamento optou por criar suas próprias regras, prevalecendo a união de todos, no momento da escolha e formação da Mesa Diretora.
Usando como parâmetro a proporcionalidade das bancadas, integradas em blocos, todos serão contemplados com espaço no Parlamento. O deputado Wilson Santiago destacou ainda que a preferência pelo nome de Hugo Mota não se vincula a sorte, milagre, superpoderes ou patrocínio. Prevaleceu o diálogo, construído ao longo das últimas legislaturas, como única via a ser percorrida para alcançar um amplo entendimento no Parlamento, hoje estabelecido na Câmara.
Caso não ocorra nenhum sobressalto até fevereiro de 2025, a Câmara dos Deputados dará uma demonstração de amadurecimento e se consolidará definitivamente como um poder independente, vinculado diretamente ao povo, que os elegeu para representá-los. Questionado sobre a aquiescência do PT, PL e PP, Santiago elencou em primeiro lugar o gesto altruísta do deputado Marcos Pereira – vice-presidente – que declinou de sua postulação, por considerar Hugo Mota, líder de seu partido, ser possuidor de bom trânsito entre todos as legendas, e sem rejeição.
O Republicanos da Paraíba, com o comando da Câmara dos Deputados, consolida o projeto do deputado federal Adriano Galdino, pré-candidato ao Governo do Estado em 2026, já em campanha, percorrendo todo o estado, angariando apoio a sua causa. Ainda não surgiu nenhum opositor para enfrentá-lo.
Hugo Mota será o segundo deputado federal paraibano que assumirá a presidência da Câmara dos Deputados, eleito por seus pares. Até o presente, só Samuel Duarte, no distante 1947, eleito pelo PSD da época. Efraim Morais esteve na presidência apenas por um mês. Era o vice de Aécio Neves, que renunciou em 30/12/2022 para assumir o governo de Minas Gerais. Como o mandato dos presidentes da Câmara e Senado se expira em 02 de fevereiro, Efraim foi quem empossou Lula (01/01/2003), renunciou em 01/02/2003 para assumir sua vaga no Senado Federal.
O governador João Azevedo – blindado pelo Republicanos na ALPB – terá a oportunidade de cumprir suas promessas de campanha. Em contrapartida, fica subentendido que terá que abraçar, e até poder liderar, o processo de sua sucessão.