

Emir Gurjão
Pós graduado em Engenharia Nuclear; ex-professor da Universidade Federal de Campina Grande; Secretário de Ciências, Tecnologia e inovação de Campina Grande; ex-secretário adjunto da Representação do Governo da Paraíba, em Campina Grande; ex-conselheiro de Educação do Estado da Paraíba.
Unindo a Mente e as Mãos para o Futuro de Campina Grande e do Brasil
Publicado em 12 de maio de 2025Educação que Funciona: Unindo a mente e as mãos para o futuro de Campina Grande e do Brasil. Proposta Política: Educação ATEM – Formando Jovens com cabeça e mãos preparadas para o futuro. Campina Grande pode e deve ser pioneira em um novo modelo de ensino, que una conhecimento acadêmico com habilidades práticas, preparando nossos jovens para o presente e o futuro.
A realidade nas escolas brasileiras ainda está muito distante das exigências do mundo real. Nossos estudantes saem sabendo fórmulas e datas, mas sem saber como apertar um parafuso, cozinhar um alimento ou interpretar um manual. Estamos formando jovens que decoram, mas não resolvem.
Minha proposta é clara: implantar nas escolas públicas de Campina Grande – e expandir para toda a Paraíba – o programa de Educação ATEM: Aprendizagem de Tarefas Essenciais e Manufaturas.
O QUE É A EDUCAÇÃO ‘ATEM’ ?
É uma proposta que complementa o ensino tradicional com conteúdos práticos divididos em três frentes principais:
1. Base sólida em literacia e numeracia
Saber ler bem, interpretar, argumentar.
Entender matemática aplicada: porcentagem, juros, orçamento, estatísticas.
Levar o aluno a entender o mundo com clareza e senso crítico.
2. Ensino prático e cotidiano
Oficinas escolares com aulas de marcenaria, elétrica básica, culinária, jardinagem, primeiros socorros, uso de ferramentas manuais e digitais.
Estímulo à resolução de problemas práticos, em grupo, com criatividade.
Aulas de projeto e empreendedorismo com foco em manufatura e serviço local.
3. Uso inteligente da Inteligência Artificial
Ensino sobre o uso da IA para pesquisa, trabalho, comunicação e criatividade.
Preparar o aluno para trabalhar com IA, e não ser substituído por ela.
Cursos básicos de tecnologia, automação e lógica computacional.
OBJETIVOS CONCRETOS DA PROPOSTA
Criar laboratórios práticos em escolas públicas municipais e estaduais.
Firmar parcerias com universidades, SENAI, SEBRAE e setor privado para formação de professores e estruturação do conteúdo.
Implantar uma rede de escolas-modelo com acompanhamento de resultados e replicação em outros lugares.
Incluir a disciplina ATEM na grade curricular do ensino fundamental e médio.
POR QUE ISSO É URGENTE?
Porque estamos entrando em um mundo onde só sobreviverão bem aqueles que unirem habilidade intelectual com capacidade prática. Um jovem que sabe pensar, criar, resolver e usar tecnologia será útil em qualquer tempo e lugar. Seja como técnico, empreendedor, cientista ou cidadão consciente.
Campina Grande tem tradição em inovação. Agora é hora de inovar naquilo que mais importa: a formação do nosso povo. Vamos educar para a vida real. Vamos unir a cabeça às mãos. Vamos antecipar o futuro.
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Escrito por Emir Candeia Gurjão, Professor aposentado, ex-técnico de rede telefônica na Antiga Telingra/Telpa. escrito as 05:32 horas do dia 12 de maio de 2025.