Júnior Gurgel

Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.

TRÉGUA JUNINA

Publicado em 25 de junho de 2024

Antevéspera, véspera e dia de São João, os festejos espalhados por todo o Estado – sob a batuta do forró – desarmaram os espíritos belicosos dos políticos – em pleno enfrentamento – decidindo estratégias para a grande batalha de outubro próximo. Em Campina Grande, o deputado Romero Rodrigues reuniu em sua granja todos os representantes da oposição e, em seguida, líderes expressivos da situação. Falou-se de tudo, exceto candidatura e campanha. O tema ficou para outra oportunidade.

Os encontros de Romero foram inspirados na ideia de passar uma “imagem subliminar” de forte liderança política – acima da disputa local – onde ainda se posiciona como única chance de vitória da oposição em outubro próximo. Porém, não se visualizou nas redes sociais sua presença ao lado do governador João Azevedo (?)

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro fez o mesmo. Recebeu na residência do seu pai Enivaldo – decano político da Rainha da Borborema – colegas parlamentares e visitantes ilustres, plantonistas do poder em Brasília.

Até o distante ex-governador Cássio Cunha Lima esteve na cidade. Nos aplicativos do WhatsApp e Instagram apareceu abraçado com os senadores Efraim Filho, Veneziano Vital do Rêgo e seu irmão, ministro do TCU Vital Filho.

O prefeito Bruno Cunha Lima surpreendeu o governador João Azevedo ao convidar e acompanhar como anfitrião da festa o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e juntos irem até o camarote oficial do Estado. A foto registra o gesto de espanto de João, diante do prefeito, Arthur Lira e comitiva, atitude inesperada do ato civilizado de Bruno, indo ao seu encontro para desejar-lhes boas-vindas, feliz festa e agradecer sua presença no Parque do Povo, prestigiando o Maior São João do Mundo.

Na cidade de Patos o jornalista Padre Albeni entrevistou (furo) o senador Ciro Nogueira, presidente do PP, conversou com o ministro (demissionário) das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil) e o deputado federal Murilo Galdino, coordenador da bancada paraibana no Congresso Nacional. Ciro Nogueira e Juscelino Filho foram prestigiar o líder do Republicanos na Câmara, Hugo Mota, num aceno que suscita probabilidades de futuro apoio a sua postulação para suceder Arthur Lira no comando da Câmara dos Deputados, eleição a se realizar em 02/02/2025.

Murilo Galdino confirmou a Padre Albeni o que havia vocalizado em entrevista à Rádio Arapuan. Indagado sobre a candidatura de Romero Rodrigues, o presidente do Republicanos de Campina Grande confirmou que o tema é de conhecimento de todos em Brasília. E ratificou que Romero não nega a intenção. O silêncio é só em Campina?

O ministro do Turismo também esteve em Campina Grande. Foi recebido pela pré-candidata Rosália Lucas, ex-secretária de desenvolvimento e turismo do Governo do Estado. A grande ausência – sem registros na mídia – foi da senadora Daniella Ribeiro. A campeã de votos na cidade em 2018, que suplantou o imbatível Cássio Cunha Lima. Ainda não conseguiram fazer uma “leitura correta” sobre a distância e ausência de Daniella em Campina Grande. Mas, para não deixá-la no esquecimento, Rosália Lucas tenta manter a “fogueira acesa”, divulgando sua pré-candidatura pelo PSD, mesmo sendo ignorada pelo governador, Enivaldo e seu vice, Lucas, filho de Daniella Ribeiro.