SESI promove evento sobre formação e valorização dos professores

Publicado em 20 de outubro de 2023

Realizado em parceria com o Canal Futura, o Seminário Internacional de Educação ocorre de maneira híbrida em 25 de outubro

Na próxima quarta-feira (25), o Serviço Social da Indústria (SESI) realiza o Seminário Internacional de Educação com o tema “Formação de Professores e valorização da carreira docente”. O evento será presencial no Estúdio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com transmissão ao vivo no YouTube do SESI, das 14h30 às 17h30.

Se você é professor, educador, gestor, pesquisador e se interessa pelo tema, participe desse encontro, que é uma parceria com o Canal Futura para apoiar a implementação de políticas visando a formação de professores. A proposta é debater sobre a prática docente como profissão e os desafios da formação inicial e continuada de professores.

A programação conta com nomes como António Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa; Lourival Jose Martins Filho, diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC); Mozart Ramos, professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco; e Kátia Marangon, gerente do Centro SESI de Formação em Educação.

Ao final da transmissão, os participantes presenciais se direcionarão para o Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais, onde farão uma visita guiada no Centro SESI de Formação em Educação, com um coquetel de encerramento.

Formar professores é a base para a educação

Desde 2014, o Brasil tem o Plano Nacional da Educação (PNE) – instrumento legal que estabelece orientações para o ensino fundamental e médio por 10 anos. Uma das metas é o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores.

No próximo ano, o prazo de 10 anos chega ao fim, e o Observatório PNE, coordenado pelo Todos Pela Educação, indica que os objetivos estão longe de serem alcançados. Atualmente somente 40% dos professores fizeram cursos de capacitação, por exemplo.

Veja quem vai participar

Confira abaixo os convidados do seminário que debaterão sobre o tema “Formação de professores e valorização da carreira docente”:

Palestrante:

️➡️ António Sampaio da Nóvoa 

António da Nóvoa é educador português e reitor honorário da Universidade de Lisboa – Foto: Marina Piedade

Professor universitário português, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea. Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade.

Painelistas:

➡️ Lourival Jose Martins Filho

Lourival Jose Martins Filho faz parte da Secretaria de Educação Básica do MEC

Diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). Tem experiência na docência, coordenação pedagógica e gestão escolar da Educação Básica.

➡️ Mozart Ramos 

Um dos objetivos da cátedra que Mozart Ramos faz parte é melhorar a qualidade das políticas públicas de educação básica

Professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco. Possui pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão, na Itália. Ingressou como docente da UFPE, em 1977. É o atual titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) Polo de Ribeirão Preto.

️➡️ Kátia Marangon 

 

Kátia Marangon é gerente do Centro SESI de Formação em Educação e uma das painelistas do evento

Gerente do Centro SESI de Formação em Educação e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi Coordenadora Geral de Planejamento e Gestão da Educação Especial, na Secretaria de Educação Especial (Seesp) no Ministério da Educação (MEC).

Serviço

Seminário Internacional SESI de Educação | Formação de professores e valorização da carreira docente 

Data: 25 de outubro de 2023, das 14h30 às 17h30

Local: Estúdio CNI, na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília (DF)

Entrada: Gratuita

Transmissão: Canal no YouTube do SESI

Fonte: Assessoria