Quarta-feira, 21 de outubro de 2026 Campina Grande · PB
100%
A Palavra OnlineA Palavra Online
Últimas
Natal Iluminado 2026 abre inscrições para artistas, escolas e grupos culturais de Campina GrandeAluna da Escola SESI é a única medalhista da Paraíba em olimpíada nacional de redação da FGVParaíba se destaca como 3º estado do Nordeste e o 6º do Brasil com menor índice de inadimplência em 2026Eleitores terão transporte intermunicipal gratuito para votar no segundo turno das eleiçõesLucas Ribeiro visita obras do Hospital de Trauma de Campina Grande e destaca importância das melhorias para a populaçãoPneumonia pode surgir sem febre alta e tosse forte; especialista explica sinais de alertaInstagram destaca cartunista paraibano Fred Ozanan por marca de mil charges publicadas em dois anosUnifacisa vence Pinheiros por 81 a 65 e larga embalada no NBB 2026/2027Marcus Vinícius encerra mandato e Márcio Maranhão é indicado para presidir CagepaEducação de Campina Grande realiza terceiro ciclo de avaliações de aprendizagem com mais de 32 mil estudantes nas escolas municipaisParaíba registra crescimento de 48% na chegada de turistas internacionais por via aéreaPolícia Militar apreende armas, munições e drogas após confronto com suspeitos de integrar facção criminosa na CapitalNatal Iluminado 2026 abre inscrições para artistas, escolas e grupos culturais de Campina GrandeAluna da Escola SESI é a única medalhista da Paraíba em olimpíada nacional de redação da FGVParaíba se destaca como 3º estado do Nordeste e o 6º do Brasil com menor índice de inadimplência em 2026Eleitores terão transporte intermunicipal gratuito para votar no segundo turno das eleiçõesLucas Ribeiro visita obras do Hospital de Trauma de Campina Grande e destaca importância das melhorias para a populaçãoPneumonia pode surgir sem febre alta e tosse forte; especialista explica sinais de alertaInstagram destaca cartunista paraibano Fred Ozanan por marca de mil charges publicadas em dois anosUnifacisa vence Pinheiros por 81 a 65 e larga embalada no NBB 2026/2027Marcus Vinícius encerra mandato e Márcio Maranhão é indicado para presidir CagepaEducação de Campina Grande realiza terceiro ciclo de avaliações de aprendizagem com mais de 32 mil estudantes nas escolas municipaisParaíba registra crescimento de 48% na chegada de turistas internacionais por via aéreaPolícia Militar apreende armas, munições e drogas após confronto com suspeitos de integrar facção criminosa na Capital
Educação

Aluna da Escola SESI é a única medalhista da Paraíba em olimpíada nacional de redação da FGV

100%

A estudante Raíla Souza, da Escola SESI Sousa, foi a única representante da Paraíba a conquistar uma medalha na edição 2026 da Olimpíada do Bem Público (OBP), promovida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com a produção de um texto sobre tecnologia e empreendedorismo social, a jovem sertaneja, de 17 anos, garantiu uma medalha de prata na competição.

A Olimpíada do Bem Público é um concurso nacional de redação voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O objetivo da competição é incentivar jovens a trabalhar em prol do bem público e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável.

A preparação de Raíla, que competiu entre alunos da 3ª série do ensino médio, durou cerca de dois meses. Já a redação que ela escreveu, com o título “Tecnologia para o bem público: a nova matriz do empreendedorismo social”, foi inspirada em um projeto de robótica, que resultou na criação de uma tecnologia assistiva projetada para pessoas com deficiência visual. A finalidade da ferramenta é proporcionar uma experiência imersiva e acessível durante visitas a museus.

“O apoio da escola e a orientação da professora Fernanda Brilhante foram fundamentais. Produzo redações semanalmente, que são corrigidas por ela com muito carinho e atenção. Saber que sou a única medalhista a representar a Paraíba me deixa muito feliz e orgulhosa. Também sinto uma grande responsabilidade, pois essa conquista mostra que os estudantes do nosso estado têm capacidade de desenvolver propostas relevantes e alcançar reconhecimento nacional em olimpíadas desse porte”, declarou Raíla.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira, a conquista de Raíla representa uma alegria compartilhada e deve incentivar outros estudantes na busca por conhecimento.

“Parabenizo Raíla por essa importante vitória. O desempenho dela é motivo de orgulho para a Paraíba e demonstra como a educação de qualidade oferecida pela Escola SESI, aliada à dedicação e ao talento dos nossos alunos, pode abrir caminhos e gerar grandes resultados. Essa medalha também reconhece o compromisso da instituição em formar jovens preparados para contribuir com o desenvolvimento da sociedade”, reforçou Cassiano Pereira.

A Olimpíada do Bem Público foi dividida em duas etapas. A primeira delas exigiu a submissão de uma redação composta de 400 a 600 palavras, sobre o tema proposto no concurso, que, neste ano, foi “Empreendedorismo em prol da sociedade”.

Já a segunda fase foi a apresentação oral da proposta de intervenção do texto submetido, seguida de perguntas feitas pela banca avaliadora da competição.

A cerimônia de premiação, transmitida pela internet, aconteceu no último dia 19 de outubro.

Fonte: Da Redação / Colaboração Iara Alves

Redação A Palavra

Equipe de jornalismo do A Palavra Online.