SESI Museu Digital abre exposição de moda com peças de alunas da Faculdade SENAI da Paraíba

Publicado em 8 de agosto de 2023

A moda é uma arte que une tecidos, cores, formas e designs, trazendo consigo o conceitos temporais, servindo também de espaço para críticas sociais e ambientais. Ela é a ligação entre o ser, a criatividade, a sustentabilidade e a história de um povo, de uma época, de um lugar ou de si próprio, refletindo nuances e influências sociais, como a arte, a música, a tecnologia e até formas geométricas.

Com essa última sendo uma das referências, o SESI Museu Digital recebe nesta semana a exposição “Nas Formas da Fibra”, com peças confeccionadas por alunas do curso de pós – graduação em Modelagem Criativa da Faculdade SENAI. Os treze looks expostos trazem como referência os diferentes estilos de modelagem em uma peça, que reforça a ideia de considerar a modelagem como gesto, construção e arquitetura dos corpos e formas atuais.

Na cerimônia de abertura, a professora especialista em moda e Instrutora Técnica em vestuário do SENAI, Grayce Farias, guiou uma palestra sobre “A Modelagem como ferramenta criativa na moda”, expondo as variáveis de modelagem na moda aplicado a criatividade em formatos, texturas, cores, estampas ou volumes. A modelagem criativa é considerada como gesto, construção e arquitetura dos corpos e formas atuais, mas também identidade culminando na moda.

Grayce lembra que “perante toda a criatividade que trazemos com a modelagem, é preciso entender que a linguagem da moda é fazer quem usa e cria é para empoderar e não escravizar, então cada uma das peças tem um sentido, e é gratificante ver o trabalho dessas meninas exposto para o público, todos representando seu próprio sentido.”

Algumas das peças expostas são da aluna e representante da Paraíba na competição Worldskills, Letícia Ferreira. As peças trazem em sua identidade, a alfaiataria, a sustentabilidade através de materiais biodegradáveis e referências a Paraíba e ao Nordeste, com aplicações de fuxicos, o uso do tecido de chita e do algodão colorido, a principal matéria prima têxtil da Paraíba, que foi produzida no SENAI LAB. Alguns dos modelos que estão em exibição são frutos do treinamento da aluna para a competição na categoria de Tecnologia da Moda.

“A partir da pós-graduação, abri meus olhos para os diversos tipos de modelagem, de corpos e como usar a criatividade ligada à modelagem. E isso  influenciou na minha preparação para o Worldskills, que agora já estamos em um processo mais intenso de elaboração e treinamento, já me preparando para a competição em outubro”, afirmou a aluna.

Essa exposição é uma oportunidade do SENAI em preparar a aluna para  a competição logo mais. Thiego Brandão, Coordenador da WorldSkills na Paraíba, explica que “ nessa fase, a aluna cria um refinamento para a competição e faz suas defesas orais expondo aquilo que ela tá pensando e aquilo que ela colocou em mente, foi pro papel durante o planejamento e agora é executado aqui. Durante todo esse período de treinamento, ela tem aula de modelagem, aula da parte de costura, muitas aulas técnicas, além do acompanhamento psicológico e físico”.

As habilidades criativas e inovadoras para a exposição foram desenvolvidas pelas alunas ao decorrer do curso na Faculdade SENAI, que oferece um corpo docente, estrutura prática para levar ao estudante todo o apoio de qualidade, como explica a diretora da Faculdade SENAI, Cláudia Lopes, sobre o curso de pós-graduação de Modelagem Criativa: “A modelagem é o cerne da confecção, então nós da Faculdade SENAI sabemos dessa necessidade de cada vez mais ter especialistas em modelagem, em melhorar para cada vez mais termos uma confecção do estado da Paraíba, reconhecida pela qualidade, não só do tecido, não só da do bom gosto, mas também da sua modelagem.

Então ficamos muito felizes quando, na conclusão de uma turma, vemos esses trabalhos belíssimos que estão sendo apresentados pelas alunas. Essa exposição é delas, elas são as atrizes e nós somos os bastidores”, finaliza.

A exposição estará aberta ao público até o próximo dia 12 de agosto, com entrada  gratuita. O horário de funcionamento do SESI Museu Digital é das 09h às 18h de segunda a sexta-feira, e das 08h30 às 17h aos sábados, domingos e feriados.

Fonte: Assessoria