SENAI Paraíba capacita comunidade ribeirinha de Barra do Mamanguape em parceria com UEPB

Publicado em 8 de abril de 2024

Nos dias 3 e 4 de abril, o SENAI Lab da Prata, em Campina Grande, em parceria com o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração Rio Paraíba Integrado (PELD RIPA), o CT-Hidro e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual da Paraíba, promoveu uma capacitação sobre Eletricidade Básica para a comunidade ribeirinha  de Barra do Mamanguape, em Rio Tinto, litoral paraibano.

O objetivo do curso foi ampliar o entendimento e a habilidade dos moradores e artesãos em relação à construção das luminárias que já são produzidas pelas Marisqueiras de Barra de Mamanguape. Essa capacitação buscou promover também a troca de experiências e o aprimoramento das habilidades práticas necessárias para a confecção dessas luminárias. Dessa forma, os participantes puderam contribuir de maneira mais eficaz para a comunidade local e fortalecer os laços entre os diversos envolvidos nesse projeto.

“Poder participar do curso, em parceria entre a universidade e o SENAI, é uma oportunidade que devemos abraçar. Poder ter cursos que nos capacitem para o mercado de trabalho para poder gerar uma renda e agregar à pesca é de extrema importância para a comunidade”, disse o morador, José Wellington.

O SENAI Lab é um espaço aberto que conecta organizações, tanto internas quanto externas às Unidades Operacionais, atendendo alunos, docentes, empreendedores e a sociedade, estimulando a criação de novas ideias por meio do compartilhamento de conhecimento e de experiências, além do uso de ferramentas tecnológicas.

Essa parceria é ideal para promover a Cultura Maker, movimento que valoriza a experimentação e a aprendizagem prática, estimulando os indivíduos a criarem e modificarem objetos com suas próprias habilidades e criatividade. Além de desenvolver competências técnicas, essa abordagem também aprimora as habilidades socioemocionais, contribuindo para o trabalho em equipe e a solução de problemas.

Fonte: Assessoria