Valberto José
Jornalista, habilitado pelo curso de Comunicação Social da Universidade Regional do Nordeste (URNE), hoje UEPB. Colunista esportivo da Gazeta do Sertão e d’A Palavra, passou pelo Diário da Borborema e Jornal da Paraíba; foi comerciante do setor de carnes, fazendo uma pausa de 18 anos no jornalismo.
Retiro masculino
Publicado em 14 de março de 2023Coração de homem é duro diante das possibilidades celestes e de flexibilidade extrema ante as ofertas terrenas. O meu histórico em movimentos de igreja a partir do ECC, estendendo-se ao Terço dos Homens e às Equipes de Nossa Senhora (ENS), testemunha isso. Não é preciso uma pesquisa quantitativa para comprovar essa resistência masculina, embora seja possível observar um pequeno crescimento desses eventos no país.
Em dezembro último, participei do Retiro dos Homens, meio pioneiro na cidade em atrair o sexo masculino para o Reino de Deus. O sucesso do encontro superou as expectativas, tendo em vista o anonimato, a discrição e a não divulgação pública, opções do padre organizador, no seu estratégico objetivo de, discretamente, apenas o participante ou seu familiar tomar conhecimento.
Não obstante os retiros das ENS, foi lindo ver 120 homens num salão climatizado, pacientemente rezando e atentos às palestras, às homilias e aos testemunhos de alguns. Sem ninguém reclamar de nada, sem qualquer apologia ao consumo de bebidas ou cigarros, rejeitando até o jogo da Copa do Mundo que no momento passava no local de refeições.
Ah, e os testemunhos? Confesso que ouvi confissões incríveis nesses tempos tão modernos. Não foi sem razão que me questionei: “ainda existem jovens assim?”. Situações de renúncias de coisas tão comuns no mundo atual e de aceitações dos ensinamentos de Cristo tão sem práticas no universo masculino na atualidade mundana de hoje.
Foram tão fortes essas 12 horas que me animei a falar em público, superando uma timidez mal trabalhada, e manifestei a emoção daqueles momentos após o fortíssimo testemunho do genro. Contei do processo de gestação da filha, concluindo ser ela hoje um esteio para ele e para nós, seus pais, quando o assunto é religião. Ela não nos deixa fraquejar na fé.
Encerrado o retiro, desejei que todo homem quisesse e tivesse a oportunidade de vivenciar momentos como esses, além das mulheres. Felizmente, no último sábado, 180 senhoras e senhoritas estiveram reunidas no Retiro das Mulheres, entre elas minha Margarida e nossa Morgana.
AVENTURA FEMININA
Em plena Semana da Mulher, cinco mulheres encararam uma curta viagem de mais de mil Km de carro, ao Estado do Piauí. Três irmãs minhas, uma tia e minha mãe, duas delas revezando na direção. Quem sabe no próximo percurso, o destino será Rondônia, onde mora uma delas. Não duvido.