Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 Campina Grande · PB
100%
A Palavra OnlineA Palavra Online
Últimas
Presidente da FIEPB e Nordeste Forte visita a sede da OAB Paraíba e projeta parcerias entre as instituiçõesEducação de Campina abre XXVIII edição dos Jogos Internos da Rede Municipal nesta sexta-feira, 06STTP esclarece ocorrência envolvendo Agentes de Trânsito durante fiscalização no bairro do CruzeiroGoverno da Paraíba leva 30 startups ao Web Summit Lisboa e anuncia edital para o Web Summit DohaParaíba supera próprio recorde e termina os Jogos da Juventude com 23 medalhasProcon-CG divulga ranking de reclamações de outubro com Energisa e Cagepa nas primeiras posiçõesPrefeitura de Campina Grande inaugura novo CAPS Aluízio Campos ampliando a rede de saúde mental do município, que é a maior do BrasilDemocratas conquistam maioria no Senado e na Câmara e impõem derrota histórica a TrumpCreche da ALPB abre inscrições para o ano letivo de 2027Ricardo Coutinho vai à delegacia após ser acusado de fazer gestos obscenos para crianças no DF, mas nega envolvimentoCampina Grande MotoFest promove evento solidário com arrecadação de alimentos em prol de 22 instituições filantrópicasPrefeitura de Guarabira divulga programação em comemoração aos 139 anos de emancipação políticaPresidente da FIEPB e Nordeste Forte visita a sede da OAB Paraíba e projeta parcerias entre as instituiçõesEducação de Campina abre XXVIII edição dos Jogos Internos da Rede Municipal nesta sexta-feira, 06STTP esclarece ocorrência envolvendo Agentes de Trânsito durante fiscalização no bairro do CruzeiroGoverno da Paraíba leva 30 startups ao Web Summit Lisboa e anuncia edital para o Web Summit DohaParaíba supera próprio recorde e termina os Jogos da Juventude com 23 medalhasProcon-CG divulga ranking de reclamações de outubro com Energisa e Cagepa nas primeiras posiçõesPrefeitura de Campina Grande inaugura novo CAPS Aluízio Campos ampliando a rede de saúde mental do município, que é a maior do BrasilDemocratas conquistam maioria no Senado e na Câmara e impõem derrota histórica a TrumpCreche da ALPB abre inscrições para o ano letivo de 2027Ricardo Coutinho vai à delegacia após ser acusado de fazer gestos obscenos para crianças no DF, mas nega envolvimentoCampina Grande MotoFest promove evento solidário com arrecadação de alimentos em prol de 22 instituições filantrópicasPrefeitura de Guarabira divulga programação em comemoração aos 139 anos de emancipação política
Educação

Professor Pedro Cézar propõe reforma curricular pra combater “analfabetismo estatístico” em cursos de Jornalismo e Direito

100%

Em um movimento ousado e necessário, o professor e consultor estratégico Dr. Pedro Cézar Pereira Coelho, referência nacional em Estatística Aplicada e docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), protocolou no primeiro semestre deste ano junto ao CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) uma proposta de mudança curricular que busca enfrentar o preocupante déficit na apropriação dos conceitos estatísticos para determinados cursos.

A proposta, que poderá provocar universidades do país inteiro, sugere ao CONSEPE da UEPB a inclusão obrigatória de disciplinas de Estatística em cursos historicamente distantes dessa ciência – como Jornalismo e Direito – além de ampliar sua carga horária em cursos como Farmácia e Geografia.

“Estamos formando profissionais que desconhecem conceitos básicos como margem de erro, desvio padrão ou evidência estatística. Isso os torna vulneráveis à desinformação e à manipulação de dados”, alerta o professor, que acumula mais de 25 anos de experiência com o ensino superior de Estatística para diversos cursos e instituições.

A iniciativa não é institucional. “Fiz isso porque poucos professores tiveram o privilégio que eu tive: conversar com centenas de empresas, agências públicas e profissionais que dependem da estatística no dia a dia.”, afirma o consultor, que acumula mais de 20 anos de experiência com empresas, veículos de mídia e instituições públicas.

O PARADOXO DAS GRADUAÇÕES SEM DADOS

Cursos que dependem intensamente da leitura e interpretação de dados frequentemente ignoram o ensino de Estatística. “Como pode um jornalista analisar uma pesquisa eleitoral ou um juiz interpretar uma perícia técnica sem compreender conceitos estatísticos?”, questiona. A ausência desses conteúdos em sua formação compromete não apenas a qualidade técnica dos profissionais, mas também a cidadania crítica. “Um cidadão que não entende estatística é presa fácil para fake news, manipulações políticas e distorções de realidade.”

“O mundo já entendeu que os dados são o novo petróleo. Precisamos correr atrás. Não podemos formar profissionais que reproduzem desinformação por falta de ferramentas críticas. Um juiz que não entende estatística pode condenar inocentes. Um jornalista que não domina dados alimenta fake news. Estamos preparando alunos para o século passado”, diz Dr. Pedro Coelho

WORKSHOP PARA JORNALISTAS E ADVOGADOS

Resultado dessa movimentação é que vários jornalistas e advogados pediram ao Prof. Pedro um Curso, que foi definido juntamente com a OAB-CG e a ACI.

Assim, a Associação Campinense de Imprensa (ACI) e OAB seccional Campina Grande, realizarão em 01 de dezembro às 19hs um importante evento voltado para advogados e jornalistas.

Trata-se do Workshop “O bom uso da Estatística na vida do Advogado e do Jornalista” e será ministrado pelo professor Pedro Cézar Coelho, do Departamento de Estatística da UEPB, Cientista de dados e consultor em estratégias eleitorais.

Pedro Cézar Coelho é professor doutor do Departamento de Estatística da UEPB. Com uma carreira nacionalmente reconhecida, já colaborou com grandes empresas, órgãos públicos e meios de comunicação, consolidando-se como uma das maiores referências do país em estatística aplicada ao mercado.

Fonte: Da Redação

Redação A Palavra

Equipe de jornalismo do A Palavra Online.

Deixe seu comentário