Valberto José
Jornalista, habilitado pelo curso de Comunicação Social da Universidade Regional do Nordeste (URNE), hoje UEPB. Colunista esportivo da Gazeta do Sertão e d’A Palavra, passou pelo Diário da Borborema e Jornal da Paraíba; foi comerciante do setor de carnes, fazendo uma pausa de 18 anos no jornalismo.
Os rios que passaram na vida de um guerreiro
Publicado em 26 de abril de 2023Não é preciso o coração ser consultado, veterano sambista, pois há sempre “um rio que passou em minha vida”. Diria que muitos rios passam em nossa vida. Feliz daquele, feito o amigo Marcial, que depois de navegar por muitos rios, encontra um rio imenso; tão imenso, que comporta quase todos os rios passados em suas muitas vivências, nos rincões nordestinos.
Marcial foi um dos 17 colegas da primeira turma concluinte do ensino fundamental do Vera Cruz, resistentes heróis de duas turmas pioneiras da escola mantida pela Fundação Dr. Duarte Dantas, em Patos. Desde o Espinharas, muitos rios passaram pela vida do colega. Paraíba, Sanhauá, Piranha, Jaguaribe, quem sabe o Mucuripe…
Nos rios temporários do torrão natal não pode lavar sua “calça nova de riscado”, nem o “paletó de linho branco”. Por isso, sem o “chapéu quebrado e com “um sorriso ingênuo e franco de um rapaz novo, encantado, com ‘muitos, muitos anos’ de amor”, saiu em périplo regional, justificando o nome de batismo, arrostando batalhas. Até se render ao grande rio, margens prediletas de sua boemia.
Como a quase totalidade hidrográfica paraibana, o colega teve uma vida intermitente, andarilho que foi pela geografia nordestina até abraçar a perenidade no interior alagoano. Lá, estacionou à orla do São Francisco, de onde costuma enviar fotos, vídeos e mensagens ao grupo da turma, provocando nos colegas a ansiedade por uma aventura ribeirinha no rio da unidade nacional.
Domingo passado mesmo, postou fotos, causando inveja aos amigos que não vê há mais de 40 anos, e deixando os adeptos da ebriedade controlada, feito eu, com a alma transbordante de avidez no desafio da legenda provocante: tomando uma à beira do velho Chico.
“Paraíba foi um rio que passou pela vida de Marcial”, reagi no grupo, concentrando esforço para esconder minhas vontades.