Valberto José

Jornalista, habilitado pelo curso de Comunicação Social da Universidade Regional do Nordeste (URNE), hoje UEPB. Colunista esportivo da Gazeta do Sertão e d’A Palavra, passou pelo Diário da Borborema e Jornal da Paraíba; foi comerciante do setor de carnes, fazendo uma pausa de 18 anos no jornalismo.

O encontro do Terço dos Homens

Publicado em 23 de outubro de 2024

O meu reencontro com o Encontro Diocesano do Terço dos Homens, no último domingo, na cidade de Serra Branca, pôs fim a um hiato de uma década sem participação no evento. Compromissos laborais impediram minha presença em outras edições, assim como a ausência no movimento desde a pandemia; a volta possibilitou vivenciar este dia de emoção intensa, tão intensa, que em alguns momentos tive que conter a vontade de chorar. 

Caravanas de várias cidades da área territorial da Dioceses de Campina Grande lotou o ginásio de esportes da simpática cidade, com uma boa presença feminina. Foi bonito ver mulheres acompanhando seus maridos, e filhas ao lado dos pais, como que agradecendo o engajamento deles na Igreja de Cristo. 

Como foi lindo testemunhar, durante o horário de almoço, aquele grupo misto de uma comunidade humilde dividir o alimento levado de casa, irradiando alegria e evidenciado a harmonia existente. “É assim porque tem mulher no meio organizando”, reconheceu um dos meus irmãos do Terço.  

A coordenação e a própria Diocese ficaram satisfeitas com o número de “terçários” presentes no ginásio, calculado em mais de duas mil pessoas. É uma benção testemunhar tantos homens com o terço na mão, uníssonos, no louvor e na prece à Nossa Senhora, mas acredito que esse contingente poderia ser maior.  

Nos meus cálculos, nenhum grupo de Terço chegou a levar 40% de seus participantes. Em conversa após o encontro, um dos presentes confirmou que o Terço dos Homens de determinada comunidade tem cadastrado 80 participantes; foram apenas sete. “Menos de 10%”, lamentou. Mas quem foi, com certeza não se arrependeu. 

Ao contrário, vivenciou momentos inesquecíveis como a segura pregação do diácono Israel, que brevemente será ordenado sacerdote, e de louvor. A recitação do Santo Terço por tanta gente, compenetrada, parece nos elevar. O Padre Valdinar conduziu lindamente a Adoração ao Santíssimo Sacramento, e o ponto alto, claro, foi a Santa Missa, celebrada pelo bispo Dom Dulcênio  

Particularmente, só tenho a agradecer ao nosso Pai pela oportunidade de vivenciar um dia tão maravilhoso, já sonhando com o próximo.  Concluindo, afirmo que os homens que já participam do Terço dos Homens e não foram para o encontro, não sabem o que perderam; os que ainda não aderiram ao movimento, não sabem o que estão perdendo.