Marcos Marinho

Jornalista, radialista, fundador do ‘Jornal da Paraíba’, ‘Gazeta do Sertão’ e ‘A Palavra’, exerceu a profissão em São Paulo e Brasília; Na Câmara Federal Chefiou o Gabinete de Raymundo Asfóra e em Campina Grande já exerceu o mandato de Vereador.

O DETRAN e seu trabalho contra João 

Publicado em 26 de junho de 2023

O DETRAN da Paraíba tinha fama de ser um órgão moderno, ágil e antenado com o futuro.

Era, por assim dizer, um orgulho estadual!

O cliente podia dispensar o despachante e, ele mesmo, agir suas demandas com celeridade, sem nenhum tipo de aborrecimento.

Burocracia, que tanto faz mal ao Brasil, por lá tinha sumido…

TINHA, é o que eu estou dizendo!

Semana passada eu fui ao posto do Shopping Luiza Motta, onde anteriormente sempre fui – e os demais clientes – muito bem atendido, para renovar a minha Carteira de Habilitação.

E não encontrei mais aquele DETRAN de outrora. 

Vamos, pois, ao calvário que sofrí por lá:

01 – Enfrentei a fila para receber o boleto da taxa, rapidamente emitida por gentil servidora cujo expediente é apenas na parte da tarde, como me informou;

02 – Em seguida, dirigi-me à Casa Lotérica no próprio Shopping e, depois de enfrentar mais uma boa fila, consegui pagar o documento, pelo qual habilito-me a ter lá na frente a nova CNH:

03 – Voltando ao posto a zelosa servidora de meio expediente me disse que só 24 horas depois é que eu poderia ter acesso aos novos passos, porque mesmo lhe mostrando a fatura quitada o sistema eletrônico somente confirmaria o pagamento pelo menos um dia depois;

04 –  Mandou-me para uma Lan House no próprio Shopping, para agendar a captura de foto e fazer a biometria;

05 – Na Lan House, mais uma boa fila… E meia hora depois tive a sorte de ser liberado, isto após pagar uma simbólica taxa de R$ 3,00, a meu ver totalmente dispensável já que o boleto que paguei eu imaginava que contemplaria todos os serviços cobrados;

06 – A dona da Lan House quis saber o que seria mais cômodo e mais fácil para mim – ser atendido no Shopping Luíza Motta, na Casa da Cidadania ou no DETRAN lá do fim do mundo. Óbvio que escolhi o próprio Shopping, evitando mais deslocamentros;

07 – Fui agendado para amanhã, terça feira 27 de junho, quando já se passarão praticamente oito dias;

08 – Por óbvio, eu também quis saber se nesta terça feira dia 27 tudo se concluirá, e a “zelosa” dona da Lan Hoiuse me disse com muita calma que “se tiver sorte” pode ser que na parte da tarde a captura da foto venha a ser feita, mas que em casos assim de fazer biometria pela manhã é comum o DETRAN agendar para o dia seguinte.

Eu, sinceramente, acho isso uma deplorável vergonha, que deslustra o operoso Governo de João Azevedo, açoitado a cada dia pelos palavrões dos clientes que não costumam ter a paciência que Deus me deu.

Só para recordar como antigamente era melhor: na última vez que fui renovar a CNH, tudo isso eu fiz em um único dia, inclusive o exame de vista, que não era terceirizado e o médico do DETRAN atendia na mesma repartição – o posto lá do Luíza Motta.

Tenho cá com os meus botões que isso tem um nome certo: má gestão! E o foco, tambem com destino certo, é um só: enfraquecer o Governo e tirar de João Azevedo a auréola de excelente administrador.

No mais, cartas para a Redação!!!