Júnior Gurgel

Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.

MURILO GALDINO NA CCJ DA CÂMARA

Publicado em 16 de março de 2023

A Paraíba começa a se posicionar de forma surpreendente no Congresso Nacional, criando espaços e aspirando oportunidades que há décadas o Estado não desfrutava. Os novos tempos prometem trazer novos ventos, que irão “arejar” a perspectiva de voltarmos a figurar no cenário político nacional – protagonizando momento histórico marcante para o País – sobretudo na atual conjuntura geopolítica da nova ordem econômica mundial, momento que avançamos na trajetória de conquistar em definitivo a posição de principal celeiro do mundo, responsável pela segurança alimentar do planeta.

Deputado Federal Murilo Galdino – eleito no pleito de 2022 – estreou mostrando competência, vencendo o primeiro round da contenda – “acotovelamentos” entre pares – (513 parlamentares), sobressaindo-se com a conquista expressiva de uma das vagas da mais cobiçada Comissão Temática da Câmara dos Deputados, a CCJ-Comissão de Constituição e Justiça. Por lá obrigatoriamente tramitarão todas as PECs, a nova Âncora Fiscal, Reforma Tributária; demarcação dos limítrofes dos Três Poderes – imbróglio que vem alimentando um amplo debate na sociedade – consignado nas ações da nova Legislatura, já com dezenas de CPIs e até pedidos de impeachment protocolados.

As votações na CCJ são sempre exaustivamente debatidas e com resultados apertados. Suas decisões (votadas) demandam no envio a Plenário, para ser referendadas, quer seja por maioria simples ou quórum qualificado. Participar ativamente de toda legislação produzida ou revisada nos próximos dois anos, opinar sobre as Medidas Provisórias dos primeiros dias do governo Lula III, é desejo de todos os 513 parlamentares. Murilo Galdino assume responsabilidades além das divisas da Paraíba.

O vice-presidente do Senado – reeleito sem disputa – fato que pode ser considerado como “aclamação”, é paraibano. Espera-se de Veneziano estreitamento nas relações com Efraim Filho e Daniela Ribeiro, afinando um discurso em prol da Paraíba. Na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro é relator da Reforma Tributária, projeto que visa equilibrar as diferenças regionais na distribuição dos impostos arrecadados, com destinação mais justa e equitativa nas cotas destinadas a União, Estados e Municípios.

O líder do Republicanos Hugo Mota ganhou respeito e admiração do País ao posicionar-se contra a Emenda do “Fura Teto”, defendendo na tribuna os riscos de o País desacelerar seu crescimento e ancorar na estagnação econômica. Acompanhamos na TV Câmara o seu desempenho na Tribuna – falando de improviso – porém preciso com dados, números e projeções econômicas, demonstrando profundo conhecimento sobre o tema.

O governo vislumbra uma colisão inevitável com o Congresso – bússola que norteará os destinos da Nação. Desde 2015, o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (RN) presidindo a Câmara dos Deputados oficializou a alforria do Parlamento, tornando as emendas impositivas. Acabou definitivamente com o poder de barganha do Palácio do Planalto, que engessava o OGU “contingenciando-a”. A cada votação polêmica, um gesto genuflexo dos parlamentares – sempre de pires nas mãos – curvando-se à arrogância imposta pelos governos de plantão, na esperança de liberar recursos para suas bases.

Existe um símbolo no hieroglifo chines – com duas interpretações – que visto fora de contexto ambas podem ser interpretadas como “crise” ou “oportunidade”. Em sua cultura (sabedoria) milenar, todas as crises são parturientes de oportunidades. O momento para o futuro da Paraíba exige que nossos representantes se unam suprapartidariamente, e enxerguem este instante ímpar como uma chance imperdível para o desenvolvimento da Paraíba. O altruísmo de nossa bancada – que precisa amadurecer – deve lutar pela união de todos. O resultado é uma vitória da Paraíba e sua gente.