Júnior Gurgel

Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.

MALANDRAGENS AMBIDESTRAS DO GOVERNO PETISTA

Publicado em 19 de janeiro de 2023

Frase cunhada pelo exótico e controverso escritor, jornalista Fernando Gabeira: “o PT é 80% mentira e 20% malandragem”. Mesmo sabendo de tudo isto, não escapou do “encantador de serpentes” e votou no PT em 2022. Teve uma atuação contundente contra a legenda no “Mensalão” – era deputado federal do PV-RJ – foi o autor do “Mensalinho”, que levou o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, a renunciar. Defensor intransigente da Lava-Jato e do Juiz Sérgio Moro, apoiou o impeachment de Dilma Rousseff e em 2018 torcia por Bolsonaro.

A semana se iniciou com o Ministro da Fazenda Fernando Haddad, no Fórum de Davos (Suíça), local de encontro dos bilionários do planeta, que se reúnem para tratar de temas sobre o futuro da economia, e ultimamente meio-ambiente. É uma oportunidade para países emergentes mostrarem seus potenciais atrativos, na busca de investimentos. Lá não se discute expansão comunista ou socialista.

Para os que assistiram às entrevistas de Fernando Haddad, ficou a dúvida sobre quem é realmente “socialista/comunista”. Ele ou Paulo Guedes? Pregou austeridade fiscal, um novo ambiente de negócios; corte de gastos, zerar o déficit público; construir superávit (?)… Por outro lado, Marina Silva mendigava por 100 bilhões para deixar a Amazônia intacta. Isto é chantagem? Na contramão por onde trafegava o discurso de Haddad, a ambientalista chocou a mídia internacional, quando denunciou que metade da população brasileira passa fome. Onde encontrou estes dados? O Brasil – quando o IBGE concluir o Censo – aparecerá com uma população de aproximadamente 220 milhões de habitantes. Qual foi a instituição que constatou os dados divulgados por Marina Silva? 110 milhões de famintos?

O “malandro” até desempenhou bem seu papel. “Pisou na bola” no final, no instante em que posicionou a entrada do Brasil na OCDE: não é prioridade imediata do atual governo. Neste clube de 38 membros, estão os países mais ricos do mundo. Garantem mercado, juros baratos e investimentos em longo prazo. O Brasil não ter interesse em fazer parte desta associação? Bolsonaro e Paulo Guedes trabalharam durante quatro anos, para o Brasil ingressar na OCDE.

Tudo que Haddad tentou “malandramente” emplacar em Davos, Lula desconstruiu ontem (18/01/2023) numa entrevista à Rede Globo, e num encontro com 500 Sindicalistas. Na Globo, entre tantos absurdos, chegou a criticar a independência do Banco Central. Com os sindicalistas, prometeu a volta do Imposto Sindical em outro formato. O Ministro do Trabalho considerou os profissionais que sobrevivem dos aplicativos – Motoboy, entregadores, Uber – de escravos, e prometeu criar legislação sobrecarregando de taxas e contribuições as empresas que exploram estes serviços.

O ambidestro é muito útil no esporte. No futebol, por exemplo, chutar com os dois pés. No Vôlei, cortar com as duas mãos. Mas, no mundo político globalizado do século XXI, as nações têm que se posicionar: direita ou esquerda. Socialismo não gera riquezas. Cria um Estado “patrão”, acaba com a classe média (consumidora). nivela todos por baixo, não incentiva o empreendedorismo; inibe a competitividade e extingue a sadia concorrência. Qual é o discurso verdadeiro do governo Lula? Avançar na direita, ou tomar a direção do atraso, caminhos das esquerdas e do eterno empobrecimento da América Latina? Com mentiras e malandragens não se engana mais o povo nem o mundo.