Júnior Gurgel
Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.
LULA DECEPCIONA BIDEN
Publicado em 5 de julho de 2023O pronunciamento impensado do Presidente Lula, na abertura do 26º Foro de São Paulo (29.06.2023) realizado em Brasília, surpreendeu a grande mídia norte-americana quando o líder petista asseverou que se orgulhava de ser classificado como comunista.
Este lapso – se não foi ato proposital – pode ter sido a “gota d’água” em termos de tolerância dos Estados Unidos às constantes provocações de Lula, que insiste ressuscitar por toda América Latina a anacrônica doutrina do anti-imperialismo dos anos sessenta (século passado), quando a propaganda comunista culpava “Tio Sam” por todas as mazelas que aconteciam no planeta.
Secretário de Estado (USA) ao lado de diversas lideranças democratas se manifestaram recentemente por meio da mídia progressista, cobrando de Lula gratidão pelo apoio e logística franqueada por Biden no pleito de 2022. Em meio a discussão de sua legitimidade, questionada pelo uso de urnas eletrônicas “inauditáveis”, Biden foi o primeiro Chefe de Estado a reconhecer a vitória do petista.
Lula, poucas semanas após sua posse, foi recebido por Biden como convidado oficial do governo norte-americano. Uma viagem conturbada, agenda mal elaborada que resultou num fiasco diplomático. De lá, partiu para a China e inaugurou o discurso da “desdolarização”. Pisou na cauda da serpente. Em uma semana, a CNN exibiu um vídeo, com imagens do General G. Dias recepcionando os invasores do quebra-quebra no Palácio do Planalto, deixando as digitais do governo, num ato de sabotagem criminosa.
Estas imagens estavam em mãos do TSE, que comandava inquéritos, processos, prisões e investigações sob o comando do ministro Alexandre de Morais. Até hoje, não encontramos explicações que justifiquem o recuo ou silêncio do ministro Morais, e sua falta de atitude, em não mandar prender o Jornalismo da CNN. Quem vazou as imagens? Alexandre de Moraes não teve curiosidade de descobrir? Ou teme mais revelações? Para quem observa a história do poder americano, não desconhece as ações pontuais da CIA. Desde o pós guerra (1945) o comércio exterior tem o dólar como referência. Países exportadores e importadores são classificados por suas reservas internacionais em dólares. A China tem 5,4 trilhões de dólares investidos em títulos do Tesouro Americano. Reservas internacionais de US$ 3,8 trilhões. Esta é a razão de ser o principal parceiro comercial em 88 países, inclusive dos Estados Unidos. Por que ninguém aceita suas moedas, Yuan e Renminbi?
Ontem (04/07/2023) Lula na Argentina voltou a tentar inserir a Venezuela no Mercosul, e defendeu uma moeda comum entre o bloco. No mesmo instante, Gabriel Galípolo, indicado para Diretoria de Política Monetária do BC, em entrevista, repetia o desejo do seu chefe, que avançava sobre a desdolarização e insistia no reconhecimento da democracia Venezuelana pela comunidade internacional. A postura de Lula é fruto de irracionalidade ou esperteza? Congresso em chamas, MP’s para serem aprovadas, reforma tributária… Lula viajando em fuga, tentando escapar dos parlamentares que querem “negociar” diretamente com ele o preço dos votos.