Júnior Gurgel

Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.

JOÃO AZEVEDO E RUY CARNEIRO FESTEJADOS DO DIA

Publicado em 18 de junho de 2024

A liberação hoje (18/06/2024) de 123 milhões de reais, recursos alocados (carimbados) no Orçamento Geral do Estado – destinados ao pagamento das emendas parlamentares dos deputados estaduais – honrando compromisso com os 36 membros com assentos da Casa Epitácio Pessoa, eleva o respeito do governador João Azevedo e do deputado Adriano Galdino (presidente da ALPB) como “cumpridores de compromissos”, posicionando-os acima das mesquinhas questões partidárias, prestigiando o Poder Legislativo, atendendo a todos, situação e oposição.

O Governo Federal e todos os Estados do Nordeste – exceto a Paraíba – estão envolvidos numa “queda de braço”, alegando escassez nos seus caixas, para cumprir a Lei. O orçamento é uma lei votada pelo Legislativo, deve ser cumprida pelo Poder Executivo. Excepcionalmente no ano de eleição, a legislação estabelece prazos para transferências constitucionais, que se encerram em 30/06/2024.

O Executivo tem até 31/12/2024 para pagar as emendas. Mas, para o Parlamento, estes recursos (no momento) são fundamentais, e têm que chegar nas bases, pois são indispensáveis para conclusão de obras, ações e serviços dos prefeitos que postulam reeleição. Esta guerra vem sendo travada no Congresso, que impôs um calendário para pagamento das emendas, e o Governo Federal resiste.

O Palácio do Planalto foge do entendimento, e parte para o enfrentamento, judicializando as exigências da Câmara dos Deputados, com chances indiscutíveis de sucesso. Seu intento de “desobrigar-se” do calendário – não previsto na Constituição – é uma manobra do governo Lula, que tem como objetivo fortalecer os ministros Alexandre Padilha e Rui Costa. Atenderão no “varejo” os mais ansiosos, exigindo um gesto “genuflexório” para enfraquecer Arthur Lira, e o Centrão. Decisão arriscada. O governo pode sair machucado nesta “queda de corpo”.

Enquanto João e Adriano festejam suas conquistas, o deputado federal Ruy Carneiro, pré-candidato a prefeito de João Pessoa, também tem motivos de sobra para comemorar. O suplente Leonardo Gadelha, que assumirá sua vaga na Câmara, anunciou hoje que por decisão unânime do partido, com apoio e orientação da presidente Renata Abreu, a prioridade do Podemos é eleger Ruy prefeito de João Pessoa. Único candidato da legenda em disputa nas capitais dos estados brasileiros, com chances de vitória. O Podemos recebeu do “Fundão Eleitoral” 236 milhões de reais. Se destinar apenas 10% para João Pessoa, Rui alcançará o segundo turno. Não se sabe contra quem.

Pelas declarações de Leonardo Gadelha, os “astros” criam dúvidas e deixa confusa a leitura correta do horóscopo de Romero Rodrigues, e sua pré-candidatura em Campina Grande, mesmo sendo o líder do Podemos na Câmara. Se na Paraíba a prioridade é Ruy, o projeto Romero Rodrigues passa a ser secundário para a legenda.