Júnior Gurgel
Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.
JOÃO AZEVEDO DESDENHA LIDERANÇA DE ROMERO RODRIGUES
Publicado em 21 de outubro de 2023Notícia postada ontem com destaque, veiculada em diversos Sites e blogs da Capital, repercutiu entrevista do governador João Azevedo opinando por antecipação seu posicionamento na disputa municipal de Campina Grande (eleições 2024). No comando das oposições, João Azevedo carece de aliados locais, respeitados e admirados pelo povo, estimados como “lideranças expressivas”.
A mais absoluta falta de “nomes competitivos” – com um mínimo de densidade eleitoral capaz de mobilizar o eleitor conservador campinense – outrora dividido entre os Clãs Cunha Lima e Rêgo (hoje unidos), motivou o presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, oferecer como alternativa um gesto ousado de atingir dois coelhos com uma única cajadada: convidou, incentivou, noticiou e buscou apoio da coordenação política do PSB, para persuadir o deputado federal Romero Rodrigues aceitar o desafio.
A leitura de Adriano estava correta. Romero Rodrigues, festejado ex-prefeito de Campina Grande, teve sua gestão avaliada com índices de aprovação acima das perspectivas, fato comprovado na ocasião de eleger seu sucessor (Bruno Cunha Lima) sem grandes dificuldades. Nas eleições de 2022, “surfando na mesma onda”, obteve mais de 60 mil votos na cidade. Seu rompimento com o Clã fissura os Cunha Lima, levando parte deste contingente para engrossar as fileiras do exército PSB.
Com mais de duas décadas na vida pública, sem registros de derrotas, Romero Rodrigues foi vereador, presidente da câmara municipal, deputado estadual, chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Secretário de articulação política, eleito e reeleito prefeito de Campina Grande, e está no seu segundo mandato como deputado federal. Aprendeu a fazer política calculando riscos. Aprendizado adquirido em sua trajetória.
Personagem político é movido pela emoção, alicerçada no “melindroso” sentimento da vaidade. Nas palavras do governador João Azevedo, “o PSB está de portas abertas para Romero” – grifo do articulista – “venha se quiser”. Seu partido (PSB) não está apenas esperando por Romero. Continuando, advertiu: “nós temos nomes”, e apontou para o Secretário de Saúde Jhony Wesley Bezerra Costa. Tão conhecido na cidade quanto o presidente da câmara municipal e o prefeito de Carrapateiras.
João Azevedo pesou e mediu – sob sua avaliação – o valor que representa Romero Rodrigues, quando o nivelou no mesmo patamar do desconhecido Jhony. Para ele, ambos são de bom tamanho. Este tipo de insensibilidade, desdenhando lideranças enraizadas por décadas em Campina Grande, justifica sua derrota acachapante em 2022 na Rainha da Borborema. Com Jhony ficará distante “anos luz” do segundo turno.
Hoje (21/10/2023), o Senador Veneziano Vital do Rêgo, logo cedo, ocupou espaço na mídia para enaltecer a importância de Romero no palanque de Bruno Cunha Lima no ano vindouro. Destacou que não existe desconforto de sua parte, e que o tempo superou as diferenças entre ambos. “Páginas viradas, verbo conjugado no pretérito mais que perfeito”.
João Azevedo infelizmente não conheceu o genial “Carbureto”, considerado como doido, cunhador de uma frase genial: “em Campina, até para ser doido, é preciso ter juízo”.