Júnior Gurgel

Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.

JHONNY BEZERRA SINALIZA QUE PERMANECERÁ NA POLÍTICA

Publicado em 26 de novembro de 2024

O governador João Azevedo anunciou ontem – em entrevista ao sistema Arapuan – retorno do médico Jhonny Bezerra (ex-secretário da saúde) aos quadros de sua gestão. Não na equipe que compõe o primeiro escalão. Irá nomeá-lo para presidir o PB Saúde (cargo inferior), que cuida da gestão hospitalar da rede de nosocômios pertencente ao governo do Estado. O esperado era que o Dr. Jhonny voltasse a ocupar seu antigo espaço, como titular da saúde. Sua atuação desde 2022, foi bem avaliada pela mídia palaciana, recebendo inclusive rasgados elogios do Palácio da Redenção.  

Jhonny Bezerra demonstrou gratidão a João Azevedo, quando aceitou o desafio de enfrentar o prefeito Bruno Cunha Lima no pleito de outubro último (2024). Tarefa delegada a muitos, que se recusaram a bater chapa com os Clã Rego e Cunha Lima unidos. O terceiro bloco tradicional da política Campinense, família Ribeiro, que tem um deputado federal, uma senadora da república e o atual vice governador, se esquivou de passar vexames, temendo amargar uma derrota acachapante, comprometendo o sonho de comandar os destinos da Paraíba em 2026, Lucas assumindo o governo -desincompatibilização de João Azevedo – e reeleger Aguinaldo e sua mãe Daniella.

Coincidentemente – talvez sem ser avisado da intenção do governador – Jhonny usou (também ontem) seu Instagram, para convidar seus seguidores e leitores a acompanhá-lo numa Live que realizará hoje, terça-feira (26/11/2024) às 20:00hs. Na chamada Johnny postou: “juntos fizemos história. Agora, chegou o momento de escrevermos novos capítulos. E quero compartilhar algumas novidades com você”.

Pelo trecho “pinçado”, fica claro que a novidade não seria anunciar seu abandono da vida pública. Por outro lado, ele já agradeceu por mais de uma vez, os 98.852 votos recebidos no segundo turno. A maioria de Bruno Cunha Lima sobre Jhonny foi de 37.339 sufrágios. Comparando os números, com o pleito de 2022, Jhonny suplantou o governador João Azevedo, com um vice (Ribeiro) de Campina Grande. No primeiro turno, João chegou em quarto e último lugar, com 38.078. No segundo turno, 75.124. Jhonny Bezerra obteve 23.728 a mais que o governador.

O fato de não voltar ao comando da Saúde, pode estar intrinsecamente ligado ao comando do PSB, ao avaliar seu bom desempenho nas urnas em Campina Grande. Jhonny poderá representar uma ameaça para a legenda, na disputa de uma das vagas para a Câmara dos Deputados ou ALPB. Alguém teria que sair, e ceder seu lugar. Se permanecesse à frente da Secretaria de Saúde, iria interiorizar seu nome, arregimentar apoios, atrair lideranças, comprometendo a vaga de Gervásio Maia e provavelmente Ricardo Barbosa, derrotado pela falta de cinco mil votos em 2022.

Jhonny não seria um simples “batedor de esteira”, como Geraldo Medeiros e Heron Cid. Indiscutivelmente, se for candidato a deputado estadual ou federal será o mais votado de sua legenda (PSB) em Campina Grande. Quem entrou em 2015 como médico, trabalhando num hospital e em 2023 estava como Secretário de Estado, demonstra ser um obstinado que tem projeto político, e não teme enfrentar desafios.

Ao encerrar sua coluna (cerca de três dias) o jornalista Arimatéa Souza deixou pistas no último tópico: “o coração de Jhonny está balançando pelo Republicanos” …