Instituto 3M e SESI Lab anunciam parceria para ações de diversidade do museu
Publicado em 2 de abril de 2024Juntas, as duas instituições colocarão em prática estratégias voltadas para as questões de gênero, raça e interseccionalidade
O SESI Lab e o Instituto 3M se uniram para fomentar a ciência e melhorar vidas. O Instituto 3M, organização idealizada pela empresa de ciência e tecnologia 3M do Brasil, por meio da GlobalGiving, é o mais novo patrocinador do museu 100% interativo, em formato inédito no Brasil. A parceria tem vigência de fevereiro a dezembro de 2024, e destinará mais de R$ 300 mil (U$ 65 mil) às ações do programa Diálogos: Diversidade, Equidade e Inclusão.
Juntas, as duas instituições colocarão em prática estratégias voltadas para as questões de gênero, raça e interseccionalidade por meio de ações e oportunidades para grupos não dominantes, quais sejam:
- meninas e mulheres com interesse em carreiras científicas;
- jovens de comunidades periféricas com interesse em áreas de tecnologia, e
- pessoas com deficiência.
Parcerias como essa trazem valor a todas as partes envolvidas, mas principalmente para o público. Essa relação museu-empresa visa à estruturação e difusão de conteúdos sobre ciência aplicada e tecnologia que chegam à sociedade de forma mais criativa e acessível, na avaliação da gerente de Desenvolvimento Institucional do SESI Lab, Cândida Oliveira.
“Além disso, a troca de experiências entre os profissionais das instituições parceiras sempre gera externalidades positivas. No caso dessa parceria entre Instituto 3M e SESI Lab, pode ser transformador o esforço para a formação de meninas, mulheres e jovens de comunidades periféricas, não apenas do ponto de vista científico, mas também de planejamento de carreira e de abertura de oportunidades concretas de trabalho qualificado”, destaca Cândida.
Para Paulo Gandolfi, presidente voluntário do Instituto 3M e diretor de P&D da 3M para a América Latina, o empoderamento desses grupos, assim como a formação de nossas futuras gerações para o empreendedorismo, nas áreas de ciências e tecnologia, são essenciais para o desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico e respeito à dignidade social.
Como a parceria surgiu?
Em outubro de 2023, por indicação do Instituto 3M, o SESI Lab submeteu projeto na plataforma da GlobalGiving, aprovado em janeiro de 2024. A GlobalGiving é uma organização sem fins lucrativos que, por meio da plataforma online, conecta patrocinadores e proponentes de projetos em diversos países.
Conheça as frentes de atuação do programa Diálogos
O SESI Lab nasceu com a vocação de aproximar a sociedade do mundo fantástico da ciência aplicada. Desde a inauguração do museu, em novembro de 2022, mais de 75 mil pessoas participaram de mais de 1,5 mil atividades educativas e culturais promovidas pelo SESI Lab. O Programa Educativo e Cultural do museu também foi responsável pelo atendimento a mais de 45 mil estudantes, sendo 70% da rede pública de ensino, e mais de 20 formações para mais de 1,2 mil profissionais da educação.
Em 2024, com o patrocínio do Instituto 3M, as atividades serão ampliadas sempre com o viés da diversidade e da democratização do acesso à ciência.
Entenda como:
– SESI Lab Delas
Compreendendo as desigualdades e assimetrias de gênero e raça nas ciências, serão realizadas atividades para a construção de uma identidade positiva com áreas científicas, voltadas para jovens mulheres, negras, estudantes de escolas públicas e do SESI, de regiões de vulnerabilidade social do Distrito Federal.
As participantes terão atividades semanais, realizadas no ambiente das escolas e no SESI Lab, e desenvolverão projetos de impacto em suas comunidades. Serão selecionadas jovens dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, envolvendo cinco escolas em um projeto-piloto.
– Diálogos com os Territórios
Pesquisa de mapeamento e percepções de jovens do DF sobre arte, ciência e tecnologia
O SESI Lab realizou em 2023 levantamento de coletivos, instituições e lideranças como potenciais parceiras, assim como escuta da juventude sobre a relação com o museu e com arte, ciência e tecnologia.
Planejamento e apresentação do SESI Lab para lideranças e mobilizadores
Ainda no primeiro semestre deste ano, será realizado encontro de planejamento, visita ao SESI Lab e apresentação do Programa Educativo com parceiros como a Central Única das Favelas do DF (CUFA-DF) e coletivos Jovem de Expressão, Casa Akotirene, Instituto Proeza e Instituto Afrolatinas.
Ações externas
Também serão realizadas ações na Rodoviária do Plano Piloto e do SESI Lab Itinerante em outras regiões administrativas para ampliação do diálogo e alcance de público. Em outubro, será realizado um hackaton com desafio sobre cultura digital, para desenvolvimento de soluções para as comunidades de origem dos participantes.
– Acessibilidade
O SESI Lab compreende a acessibilidade como estratégia fundamental para garantir a inclusão e a participação de todas as pessoas visitantes, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas. Pela parceria com a 3M, serão continuadas as formações sobre temas relacionados à acessibilidade e à inclusão de pessoas com deficiência para toda a equipe do SESI Lab.
Além disso, ao longo de 2024, em todo primeiro domingo do mês, das 8h às 10h, o museu é adaptado, com redução de iluminação, do som e com modificações no uso de determinados aparatos, de modo a proporcionar uma experiência mais agradável e inclusiva. Também serão continuadas as visitas mediadas em libras para a comunidade surda.
Sobre o Instituto 3M
O Instituto 3M é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa a contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, que completou 17 anos em 2023, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para o empreendedorismo.
Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação
Desde a inauguração, mais de 310 mil visitantes conheceram o museu 100% interativo. O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília se posicionou como reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades.
O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.
O SESI Lab tem cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito.
Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais.
Fonte: Assessoria