Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 Campina Grande · PB
100%
A Palavra OnlineA Palavra Online
Últimas
Presidente da FIEPB e Nordeste Forte visita a sede da OAB Paraíba e projeta parcerias entre as instituiçõesEducação de Campina abre XXVIII edição dos Jogos Internos da Rede Municipal nesta sexta-feira, 06STTP esclarece ocorrência envolvendo Agentes de Trânsito durante fiscalização no bairro do CruzeiroGoverno da Paraíba leva 30 startups ao Web Summit Lisboa e anuncia edital para o Web Summit DohaParaíba supera próprio recorde e termina os Jogos da Juventude com 23 medalhasProcon-CG divulga ranking de reclamações de outubro com Energisa e Cagepa nas primeiras posiçõesPrefeitura de Campina Grande inaugura novo CAPS Aluízio Campos ampliando a rede de saúde mental do município, que é a maior do BrasilDemocratas conquistam maioria no Senado e na Câmara e impõem derrota histórica a TrumpCreche da ALPB abre inscrições para o ano letivo de 2027Ricardo Coutinho vai à delegacia após ser acusado de fazer gestos obscenos para crianças no DF, mas nega envolvimentoCampina Grande MotoFest promove evento solidário com arrecadação de alimentos em prol de 22 instituições filantrópicasPrefeitura de Guarabira divulga programação em comemoração aos 139 anos de emancipação políticaPresidente da FIEPB e Nordeste Forte visita a sede da OAB Paraíba e projeta parcerias entre as instituiçõesEducação de Campina abre XXVIII edição dos Jogos Internos da Rede Municipal nesta sexta-feira, 06STTP esclarece ocorrência envolvendo Agentes de Trânsito durante fiscalização no bairro do CruzeiroGoverno da Paraíba leva 30 startups ao Web Summit Lisboa e anuncia edital para o Web Summit DohaParaíba supera próprio recorde e termina os Jogos da Juventude com 23 medalhasProcon-CG divulga ranking de reclamações de outubro com Energisa e Cagepa nas primeiras posiçõesPrefeitura de Campina Grande inaugura novo CAPS Aluízio Campos ampliando a rede de saúde mental do município, que é a maior do BrasilDemocratas conquistam maioria no Senado e na Câmara e impõem derrota histórica a TrumpCreche da ALPB abre inscrições para o ano letivo de 2027Ricardo Coutinho vai à delegacia após ser acusado de fazer gestos obscenos para crianças no DF, mas nega envolvimentoCampina Grande MotoFest promove evento solidário com arrecadação de alimentos em prol de 22 instituições filantrópicasPrefeitura de Guarabira divulga programação em comemoração aos 139 anos de emancipação política
Educação

Dia da mentira: crianças da Rede Municipal de Ensino aprendem sobre combate à fake news com ação realizada por estudantes de jornalismo

100%

Estudantes da Rede Municipal de Educação de Campina Grande participaram na manhã desta terça-feira, 1º de abril, dia da mentira, de uma atividade sobre desinformação desenvolvida por estudantes de jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O foco da ação fez parte do projeto de Educação Midiática a partir da disciplina de Laboratório Digital de Jornalismo e foi realizado na Escola Municipal Félix Araújo. Em uma das turmas, uma peça ilustrando um telefone sem fio entre personagens bichos apresentou de forma lúdica sobre como acontece a propagação de fake news.

A estudante do 3º ano, Larissa Manoela Fernandes de Almeida, amou a historinha e aprendeu que uma mentira repassada como notícia pode impactar a vida de alguém. “A professora brincou com a gente de telefone sem fio, e contou uma historinha muito legal sobre o coala e a coruja. E foi muito legal, eu gostei muito. No final, todo mundo falou errado. Saiu uma coisa e no final saiu outra. Então veio a mentira, não veio a verdade. Eu aprendi que a mentira deixa uma pessoa muito triste e a gente se prejudica”, contou a pequena.

Na fábula contada às crianças, todos os bichos da floresta estão envolvidos na propagação da desinformação, como explicou a estudante de jornalismo, Sara Alcântara. “A gente trouxe basicamente uma historinha sobre a desinformação, que retratou o aventureiro Billy – que sonha em ser astronauta e que quer conhecer novas aventuras. Então ele ficou sabendo através da senhora Raposa e do senhor Coelho que através do arco-íris, lá no final, teria um portal para outro mundo que ele poderia explorar novas aventuras. Ele passou a desinformação para os outros moradores da floresta e acabou que no final era tudo mentira. Era apenas mais uma mentira inventada pelo senhor Coelho e a dona Raposa”, descreveu.

De acordo com o professor do Ensino Fundamental, João Ademar, que trabalha Cultura Digital em sala de aula, as crianças serão multiplicadoras do aprendizado adquirido hoje. “O componente de Cultura Digital não é só voltado para o letramento digital. Existe um espaço dentro desse componente que se chama educação midiática, que perpassa justamente todos esses atributos de entender os componentes de uso seguro da internet. E isso vai desde as senhas à privacidade e fake news. A gente sonha que eles sejam não só crianças que vão aprender o assunto, mas acima de tudo, sejam reprodutores desse assunto nas suas casas, porque atingir a criançada é muito fácil. O bom é que eles vão levar isso para os adultos, para os idosos e para as famílias e, de certa forma, podem ser o canal para que diminua essa incidência de serem vítimas”, disse o professor.

Para a professora de jornalismo, Verônica Oliveira, o trabalho teve por objetivo estimular o pensamento crítico e analítico nas crianças. “O objetivo foi levar para as crianças, de uma maneira lúdica e criativa, conceitos sobre desinformação. O dia primeiro de abril foi até escolhido de forma intencional, por ser considerado tradicionalmente o dia da mentira. Então a gente tentou fazer essa ligação, do dia da mentira com a desinformação, para que as crianças recebam as informações de uma forma mais crítica. Os estudantes de jornalismo criaram atividades e um discurso propício para cada idade. Então para as crianças menorzinhas têm historinha, têm cartaz, têm bichinhos e nas turmas do 4º e 5º anos foram desenvolvidas palestras. As crianças têm acesso às notícias, porque a notícia se espalha hoje de forma muito rápida. E acredito que crianças, adolescentes, que têm acesso a esses conteúdos, assim como as famílias, acabam sendo também multiplicadores dessas informações”, ressaltou Verônica.

Fonte: Codecom

Redação A Palavra

Equipe de jornalismo do A Palavra Online.

Deixe seu comentário