Com protestos de Jô Oliveira Câmara de Campina aprova projetos de Waldeny Santana dando nomes de rua e praça a Olavo de Carvalho

Publicado em 17 de março de 2022

Na Câmara Municipal de Campina Grande, nesta quarta-feira (16), dois projetos de lei de autoria do vereador Waldeny Santana (DEM) foram aprovados e nomeiam de Olavo Pimentel de Carvalho uma praça e uma rua em homenagem ao escritor conservador, que morreu no final de janeiro último nos Estados Unidos.

A principal voz destoante no Parlamento campinense foi da vereadora Jô Oliveira (PC do B), que além de votar contra e protestar em plenário, manifestou-se com revolta nas redes sociais.

A aprovação dos projetos contou com os votos da maioria dos vereadores.

Diz o autor das homenagens que as obras de Olavo de Carvalho influenciaram estudantes campinenses – o que não corresponde à verdade -, que teriam criado o Instituto Borborema, segundo ele responsável por ajudar a propagar o pensamento conservador na Paraíba.

Nas redes sociais, o aviso de Jô contrário aos projetos

O Instituto citado por Waldeny foi criado por intelectuais bolsonaristas da cidade, a maioria ligados à administração municipal, como é o caso, dentre outros, do secretário da Administração Diogo, Flávio Lyra Batista, que integra a diretoria executiva da entidade.

QUEM ERA OLAVO

Olavo de Carvalho morreu no dia 24 de janeiro, aos 74 anos, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a decretar luto oficial de um dia por causa do falecimento do filósofo, que tinha influência inclusive sobre integrantes do atual Governo Federal.

Caberá agora ao prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) sancionar ou vetar o texto e, em seguida, escolher a rua e a praça que receberão o nome de Olavo.

Fonte: Da Redação