Júnior Gurgel

Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.

CLÃ RÊGO EXIBE SEU PRESTÍGIO NA REPÚBLICA

Publicado em 26 de abril de 2024

A indicação do jovem advogado Vital do Rêgo Neto para ocupar uma vaga de conselheiro na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – órgão que atua na regulamentação e comercialização – acompanhando mais de 150 mil registros de contratos de compra e vendas, entre geradores, distribuidores e consumidores de todo o País, foi uma demonstração de força e prestígio do ministro do TCU Vital Filho (pai do novo conselheiro) e do seu tio, senador Veneziano Vital do Rêgo, até fevereiro de 2025 vice-presidente do Senado Federal.

O Conselho é composto de apenas cinco membros. Um presidente e um vice-presidente, além de outros três, todos “veteranos” na casa, inclusive Marco Delgado, que havia sido indicado para continuar na função, porém foi surpreendido com a notícia de sua substituição pelo jovem Vital do Rêgo Neto. O que nos causa surpresa tem sido a habilidade do Clã Rêgo de descobrir espaços, e ocupá-los rapidamente. Independente de questões partidárias, Veneziano Vital do Rêgo tem demonstrado ser mais respeitado pelas demais siglas, que na sua própria legenda (MDB).

O ministro Alexandre Silveira é do PSD. Foi indicado para a função através do presidente da legenda, Gilberto Kassab, com o cogente apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A senadora Daniella Ribeiro é do PSD, e nem sequer foi consultada sobre a indicação do sobrinho do seu maior rival na Paraíba? Recentemente em entrevista Daniella acusou Veneziano de mentiroso e oportunista, por arrogar para si recursos das emendas de bancadas, onde ele é apenas mais um e não o único autor. O senador silenciou. Não demonstrou interesse em responder. Mas, a resposta, ou o troco, veio agora quando ele demonstrou ser mais aquilatado que Daniella no PSD. O cargo de Vital Neto é de valor imensurável. Lida com dezenas de bilionários, investidores num dos melhores negócios do mercado, hoje, amanhã e no futuro: energia.

Os Clãs Rêgo e Ribeiro vêm se destacando no Planalto Central por mais de uma década, com posturas distintas. Os Rêgo são pragmáticos. Negociam bem, aceitam desafios e ocupam espaços. Os Ribeiros são equilibristas. Procuram furar a fila, para ficar próximo ao poder. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, pelo que deixa transparecer, frequenta a intimidade do governo Lula.

Conseguiu impor sua irmã, senadora Daniella, como presidente da Comissão do OGU. Mas, na semana passada desembarcou na Cmara, como líder da maioria (?) O Brasil inteiro sabe que a maioria da Câmara é formada pela oposição, contra o governo, a pessoa de Lula, e o PT. Lula foi traído?

Se sua intenção foi continuar na relatoria da Reforma Fiscal, ontem (25/04/2024) comentaristas políticos da CNN, como Caio Junqueira Daniel Rittner, afirmaram que ouviram do presidente Arthur Lira sua decisão em escolher um novo relator, que poderá vir ser seu sucessor, a partir de fevereiro de 2025, na presidência da Casa. Neste caso, Aguinaldo está fora do jogo. Entretanto, é bom lembrar, que ele é um equilibrista.

Veneziano Vital do Rêgo, voando em céu de brigadeiro, arrancou do seu amigo presidente do Senado a relatoria do PL (Projeto Lei) do combustível do futuro, tomando a vaga do seu colega Vanderlan Cardoso, também do PSD (GO). O projeto envolve biodiesel, álcool e combustível fóssil, abrindo discussão para novas ideias de grande interesse da Petrobras e dezenas de importadoras, refinarias e usinas do agronegócio. A luta continuará, e descerá até as bases (eleições municipais). Após 07/10/2024, saberemos quem está melhor posicionado para voltar em 2026.