Júnior Gurgel
Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.
CLÃ RÊGO EXIBE SEU PRESTÍGIO NA REPÚBLICA
Publicado em 26 de abril de 2024A indicação do jovem advogado Vital do Rêgo Neto para ocupar uma vaga de conselheiro na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – órgão que atua na regulamentação e comercialização – acompanhando mais de 150 mil registros de contratos de compra e vendas, entre geradores, distribuidores e consumidores de todo o País, foi uma demonstração de força e prestígio do ministro do TCU Vital Filho (pai do novo conselheiro) e do seu tio, senador Veneziano Vital do Rêgo, até fevereiro de 2025 vice-presidente do Senado Federal.
O Conselho é composto de apenas cinco membros. Um presidente e um vice-presidente, além de outros três, todos “veteranos” na casa, inclusive Marco Delgado, que havia sido indicado para continuar na função, porém foi surpreendido com a notícia de sua substituição pelo jovem Vital do Rêgo Neto. O que nos causa surpresa tem sido a habilidade do Clã Rêgo de descobrir espaços, e ocupá-los rapidamente. Independente de questões partidárias, Veneziano Vital do Rêgo tem demonstrado ser mais respeitado pelas demais siglas, que na sua própria legenda (MDB).
O ministro Alexandre Silveira é do PSD. Foi indicado para a função através do presidente da legenda, Gilberto Kassab, com o cogente apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A senadora Daniella Ribeiro é do PSD, e nem sequer foi consultada sobre a indicação do sobrinho do seu maior rival na Paraíba? Recentemente em entrevista Daniella acusou Veneziano de mentiroso e oportunista, por arrogar para si recursos das emendas de bancadas, onde ele é apenas mais um e não o único autor. O senador silenciou. Não demonstrou interesse em responder. Mas, a resposta, ou o troco, veio agora quando ele demonstrou ser mais aquilatado que Daniella no PSD. O cargo de Vital Neto é de valor imensurável. Lida com dezenas de bilionários, investidores num dos melhores negócios do mercado, hoje, amanhã e no futuro: energia.
Os Clãs Rêgo e Ribeiro vêm se destacando no Planalto Central por mais de uma década, com posturas distintas. Os Rêgo são pragmáticos. Negociam bem, aceitam desafios e ocupam espaços. Os Ribeiros são equilibristas. Procuram furar a fila, para ficar próximo ao poder. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro, pelo que deixa transparecer, frequenta a intimidade do governo Lula.
Conseguiu impor sua irmã, senadora Daniella, como presidente da Comissão do OGU. Mas, na semana passada desembarcou na Cmara, como líder da maioria (?) O Brasil inteiro sabe que a maioria da Câmara é formada pela oposição, contra o governo, a pessoa de Lula, e o PT. Lula foi traído?
Se sua intenção foi continuar na relatoria da Reforma Fiscal, ontem (25/04/2024) comentaristas políticos da CNN, como Caio Junqueira Daniel Rittner, afirmaram que ouviram do presidente Arthur Lira sua decisão em escolher um novo relator, que poderá vir ser seu sucessor, a partir de fevereiro de 2025, na presidência da Casa. Neste caso, Aguinaldo está fora do jogo. Entretanto, é bom lembrar, que ele é um equilibrista.
Veneziano Vital do Rêgo, voando em céu de brigadeiro, arrancou do seu amigo presidente do Senado a relatoria do PL (Projeto Lei) do combustível do futuro, tomando a vaga do seu colega Vanderlan Cardoso, também do PSD (GO). O projeto envolve biodiesel, álcool e combustível fóssil, abrindo discussão para novas ideias de grande interesse da Petrobras e dezenas de importadoras, refinarias e usinas do agronegócio. A luta continuará, e descerá até as bases (eleições municipais). Após 07/10/2024, saberemos quem está melhor posicionado para voltar em 2026.