Sexta-feira, 6 de novembro de 2026 Campina Grande · PB
100%
A Palavra OnlineA Palavra Online
Últimas
Presidente da FIEPB anuncia reajuste salarial de 44,6% para técnicos de segurança do trabalho do SESI ParaíbaNovo Caged: Campina Grande soma mais de 800 novos empregos em setembro e chega a 6.345 em 2026Com expectativa de receber 6,5 mil visitantes na Paraíba, Mundo SENAI tem início nesta quinta-feira (5)SESI Museu Digital promove exposição que valoriza a cultura afro-brasileiraCastramóvel estadual disponibiliza 280 vagas para castração de cães e gatosProjeto Escola Amiga dos Animais leva educação e mobiliza mais de 250 crianças em João PessoaLucas Ribeiro assina decreto para incentivar produção de álcool anidro e fortalecer setor sucroalcooleiro na ParaíbaPrefeitura de Campina Grande lança 13ª edição do Natal Iluminado com programação especial até janeiroParlamentares destacam o Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstataPolícia mlitar de Brasília retifica notícia “imprecisa” sobre ocorrência envolvendo Ricardo CoutinhoPresidente da FIEPB e Nordeste Forte visita a sede da OAB Paraíba e projeta parcerias entre as instituiçõesEducação de Campina abre XXVIII edição dos Jogos Internos da Rede Municipal nesta sexta-feira, 06Presidente da FIEPB anuncia reajuste salarial de 44,6% para técnicos de segurança do trabalho do SESI ParaíbaNovo Caged: Campina Grande soma mais de 800 novos empregos em setembro e chega a 6.345 em 2026Com expectativa de receber 6,5 mil visitantes na Paraíba, Mundo SENAI tem início nesta quinta-feira (5)SESI Museu Digital promove exposição que valoriza a cultura afro-brasileiraCastramóvel estadual disponibiliza 280 vagas para castração de cães e gatosProjeto Escola Amiga dos Animais leva educação e mobiliza mais de 250 crianças em João PessoaLucas Ribeiro assina decreto para incentivar produção de álcool anidro e fortalecer setor sucroalcooleiro na ParaíbaPrefeitura de Campina Grande lança 13ª edição do Natal Iluminado com programação especial até janeiroParlamentares destacam o Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstataPolícia mlitar de Brasília retifica notícia “imprecisa” sobre ocorrência envolvendo Ricardo CoutinhoPresidente da FIEPB e Nordeste Forte visita a sede da OAB Paraíba e projeta parcerias entre as instituiçõesEducação de Campina abre XXVIII edição dos Jogos Internos da Rede Municipal nesta sexta-feira, 06
Uncategorized

Aniversário e final de ano

100%

Vaidade, vaidade… Vai, vai idade, que não volta mais. É o que parece denotar, no seu canto de lamentação dolente e triste tal qual o fado, a sonoridade da palavra vaidade, diante da resistência humana à exposição numérica dos anos vividos. Lamento pela idade que se vai, lamento pela idade que vem. Cada um com sua idade, muitos com sua vaidade, e poucos com a veracidade do tempo percorrido.

Ao contrário de muitos, assimilo a velocidade do tempo sem a altivez de paliar a idade; também não desconsidero quem costuma dissimular ou subtrair numerais de sua existência terrena, pois é um jeito próprio de vivenciar a felicidade. Inquilina cativa do meu peito esquerdo arranjou uma desculpa divertida e diplomática de não expor sua idade. “Já menti tanto a idade que nem sei mais qual é a minha”.

Dia desses numa das lojas do bairro, ao pagar o produto que levava, o moço do caixa me agradeceu usando a hipérbole objetivando fidelizar o cliente sessentão. “Obrigado, jovem”. “Um jovem de 66 anos”, retruquei, rindo, entrando no clima. “Nem aparenta ter essa idade”, insistiu.

Depois, o profissional me desafiou, pedindo que eu dissesse a idade do seu patrão, que estava no caixa ao lado. “Não sei calcular a idade de ninguém, mas, como ele é um homem de aparência séria, que expressa certa jovialidade, não fez 69 ainda”, brinquei. A calvície acentuada confirma que ele tem 60 anos.

Gosto de comemorar o meu aniversário de acordo com as minhas condições e a minha simplicidade. O mesmo ocorre com o amigo Manoel, que presta serviço diferenciado na Feira Central e é responsável pelas poucas compras que por lá ainda faço. O feirante só lamenta que em casa ninguém nunca lhe preparou pelo menos um bolo, no dia em que avança, no calendário do tempo, um ano de vida.

Manoel ressalta que praticamente todos festejam a passagem do ano, e nem todos comemoram o dia de nascimento, pois considera a data mais importante de uma pessoa. Abstêmio por natureza, ia me responder como celebra seu natalício e o celular tocou. Deu um tchau alegre – outro cliente o chamava – e saiu correndo, pilotando sua carroça. Mais à frente, controlando um pouco sua pressa, volvendo a cabeça em minha direção, refletiu: Sem aniversário não tem final de ano.

Redação A Palavra

Equipe de jornalismo do A Palavra Online.

Deixe seu comentário