Livro em homenagem ao empresário Zé Carlos (São Braz) é lançado em Campina

Publicado em 28 de agosto de 2026

Um livro sobre o empresário José Carlos da Silva Júnior, em celebração ao centenário de nascimento dele, foi lançado nesta quinta-feira (27) em Campina Grande. A publicação monta um retrato do empresário através de textos assinados por diversas pessoas que conviveram com o fundador do Grupo São Braz e da Rede Paraíba de Comunicação.

Hoje (28) haverá também um lançamento do livro em João Pessoa.

Um dos organizadores do livro, o jornalista Silvio Osias, colunista do Jornal da Paraíba, explicou a produção da obra. Ele destacou que amigos, familiares e jornalistas contaram um pouco da relação deles com José Carlos da Silva Júnior.

“São pessoas que conviveram com ele, pessoas que conviveram na indústria, foram colaboradores dele, muito próximos, que são historiadores, jornalistas, amigos e familiares. Essas pessoas, cada uma conta um pouco da sua história da relação com Zé Carlos da Silva Júnior e a reunião desses textos que forma esse retrato que o livro oferece”, comentou.

Entre as pessoas que fizeram as contribuições de relatos ao livro estão Palmarí Lucena, Roberto Braga, Angela Melo, como colaboradores próximos, Cássio Cunha Lima e João Carlos Paes Mendonça, político e empresário, respectivamente.

Há também no livro contribuição de José Carlos à ABIC, a Associação Brasileira da Indústria do Café, entidade da qual o empresário foi presidente durante dois mandatos.

“Eu tive o privilégio e a alegria de fazer parte de um grupo que foi o grupo que esteve no início da TV Cabo Branco, e essa presença nesse grupo me aproximou, como aproximou outros profissionais, de Seu Zé Carlos. Ele costumava frequentar a emissora, ele costumava, mais do que isso, frequentar a redação. Gostava muito de conversar com um grupo de jornalistas, gostava muito de ouvir e também de falar, de dar as opiniões dele, ele era uma pessoa que tinha uma conversa muito inteligente, muito atraente, e que na fala dele ele transmitia muita experiência, conhecimento”, relembrou Osias.

Nascido em 16 de junho de 1926, Zé Carlos é retratado não em uma biografia tradicional, mas em um mosaico de memórias, análises e testemunhos escritos por pessoas que conviveram com ele em diferentes momentos de sua trajetória.

Editado pela DBA, de São Paulo, o livro foi lançado em Campina Grande nesta quinta-feira (27) e em João Pessoa será lançado hoje (28), na Casa Roccia, em Tambauzinho.

A proposta da publicação é apresentar “Zé Carlos 100 Anos em 18 retratos”, reunindo perspectivas distintas sobre o empresário que transformou a pequena torrefação de café fundada por seu pai em uma das maiores indústrias do setor no Nordeste.

O livro se inicia com um breve perfil biográfico assinado pelo escritor Bruno Gaudêncio e segue com relatos dos filhos Eduardo Carlos, Eliane Freire e Ricardo Carlos, que compartilham lembranças da convivência familiar.

Entre os colaboradores estão ainda o escritor Palmarí Lucena, que destaca o lado humano do homenageado; o historiador José Octávio de Arruda Mello, que analisa sua atuação política; e o jornalista Nonato Guedes, que também aborda sua participação na vida pública paraibana.

A amizade de décadas com Zé Carlos é retratada por Elizabeth Marinheiro, enquanto Roberto Braga e Angela Melo oferecem uma visão interna da gestão empresarial e da construção da São Braz.

Já Leonel Freire, genro e sucessor de José Carlos no comando da São Braz, entrelaça a relação familiar com a parceria profissional iniciada na década de 1970, destacando o legado de liderança deixado pelo empresário.

A publicação dedica ainda espaço à atuação nacional de Zé Carlos na Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), entidade que presidiu por dois mandatos e onde teve papel relevante no fortalecimento da cafeicultura e da indústria brasileira do café.

Fonte: Da Redação