Sexta-feira, 23 de outubro de 2026 Campina Grande · PB
100%
A Palavra OnlineA Palavra Online
Últimas
Campeonato Paraibano 2027 tem times definidos após acessos de Atlético Santa Rita e Cruzeiro-PBGlobo não terá novela das 9 pela primeira vez na história por causa do debate entre Flávio Bolsonaro e LulaDisputa acirrada entre Flávio e Lula: o que mostram as pesquisas presidenciais para o 2º turno divulgadas nesta semanaGoverno da Paraíba disponibiliza 280 vagas para castração de cães e gatos em João Pessoa e PuxinanãMegaoperação mobiliza mais de cem policiais penais na Penitenciária Silvio PortoQualidade de vida e localização orientam novas escolhas no mercado imobiliário de Campina GrandeWilson Filho parabeniza Marcus Vinícius pela gestão à frente da CagepaRevista Piauí: enquanto milhares de brasileiros morriam de Covid, Flávio Bolsonaro participava de “suruba” em BrasíliaLucas Ribeiro inaugura ginásio em Patos e acompanha avanços na saúde com novos equipamentosParaíba conquista primeira medalha nos Jogos da Juventude, em Foz do IguaçuHapvida e Elba Ramalho convidam mulheres a cuidar de si em campanha sobre diagnóstico precoce do câncer de mamaBTM 2026: equipe da Prefeitura de Campina Grande participa da maior feira de Turismo do Norte e NordesteCampeonato Paraibano 2027 tem times definidos após acessos de Atlético Santa Rita e Cruzeiro-PBGlobo não terá novela das 9 pela primeira vez na história por causa do debate entre Flávio Bolsonaro e LulaDisputa acirrada entre Flávio e Lula: o que mostram as pesquisas presidenciais para o 2º turno divulgadas nesta semanaGoverno da Paraíba disponibiliza 280 vagas para castração de cães e gatos em João Pessoa e PuxinanãMegaoperação mobiliza mais de cem policiais penais na Penitenciária Silvio PortoQualidade de vida e localização orientam novas escolhas no mercado imobiliário de Campina GrandeWilson Filho parabeniza Marcus Vinícius pela gestão à frente da CagepaRevista Piauí: enquanto milhares de brasileiros morriam de Covid, Flávio Bolsonaro participava de “suruba” em BrasíliaLucas Ribeiro inaugura ginásio em Patos e acompanha avanços na saúde com novos equipamentosParaíba conquista primeira medalha nos Jogos da Juventude, em Foz do IguaçuHapvida e Elba Ramalho convidam mulheres a cuidar de si em campanha sobre diagnóstico precoce do câncer de mamaBTM 2026: equipe da Prefeitura de Campina Grande participa da maior feira de Turismo do Norte e Nordeste
Brasil

Catequista de Campina Grande recebe ´Instituição do Ministério´ durante Assembléia da CNBB em São Paulo

100%

Marivone Pereira Martins, leiga da Diocese de Campina Grande, e membro da comissão Diocesana, bem como da Comissão Regional para a Animação Bíblico Catequética, recebeu neste sábado a Instituição do Ministério para os Catequistas durante a missa realizada na abertura de mais um dia de trabalhos da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Basílica de Aparecida, interior de São Paulo.

Além de Marivone, outros 18 catequistas, maioria mulheres, também receberam a instituição do ministério. Todos representam uma diversidade de culturas, experiências religiosas e vivências na transmissão da fé.

A leiga de Campina Grande não só representou toda a diocese, mas também o Regional Nordeste 2 da CNBB, compreendido pelos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Durante o rito da instituição os catequistas, após o Evangelho, se apresentaram diante do altar, terminada a homilia de Dom Leomar, para receber a cruz.

Ao final da missa, receberam a bíblia, entregue pelo bispo diocesano. Marivone recebeu a bíblia das mãos de Dom Dulcênio Fontes de Matos, que também é o referencial para a Catequese no Regional NE 2.

Para Marivone, o momento em sua vida é único: “O ministério é um reconhecimento da Igreja ao serviço que os catequistas do mundo todo prestam à iniciação cristã. Gratidão ao nosso bispo e bispo referencial Dom Dulcênio, aos bispos de nosso Regional por nos escolher para este momento”.

Dom Dulcênio manifestou sua alegria pelo ministério de Marivone e considerou ser um grande presente para a Diocese que vivencia os seus 75 anos de missão.

Os catequistas desempenham um papel fundamental na vida da Igreja: a promoção da iniciação à vida cristã e transmissão dos ensinamentos da fé para crianças, jovens e adultos que buscam se aprofundar na compreensão da doutrina religiosa e cristã.

O ministério do catequista foi instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, em 10 de maio de 2021.
Marivone Pereira é catequista há mais de 12 anos e começou sua missão na Paróquia de São José, no bairro do José Pinheiro, forania cidade leste de Campina Grande.

Fonte: ASCOM (com base no site da CNBB)

Redação A Palavra

Equipe de jornalismo do A Palavra Online.

Deixe seu comentário