Quinta-feira, 5 de novembro de 2026 Campina Grande · PB
100%
A Palavra OnlineA Palavra Online
Últimas
Presidente da FIEPB anuncia reajuste salarial de 44,6% para técnicos de segurança do trabalho do SESI ParaíbaNovo Caged: Campina Grande soma mais de 800 novos empregos em setembro e chega a 6.345 em 2026Com expectativa de receber 6,5 mil visitantes na Paraíba, Mundo SENAI tem início nesta quinta-feira (5)SESI Museu Digital promove exposição que valoriza a cultura afro-brasileiraCastramóvel estadual disponibiliza 280 vagas para castração de cães e gatosProjeto Escola Amiga dos Animais leva educação e mobiliza mais de 250 crianças em João PessoaLucas Ribeiro assina decreto para incentivar produção de álcool anidro e fortalecer setor sucroalcooleiro na ParaíbaPrefeitura de Campina Grande lança 13ª edição do Natal Iluminado com programação especial até janeiroParlamentares destacam o Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstataPolícia mlitar de Brasília retifica notícia “imprecisa” sobre ocorrência envolvendo Ricardo CoutinhoPresidente da FIEPB e Nordeste Forte visita a sede da OAB Paraíba e projeta parcerias entre as instituiçõesEducação de Campina abre XXVIII edição dos Jogos Internos da Rede Municipal nesta sexta-feira, 06Presidente da FIEPB anuncia reajuste salarial de 44,6% para técnicos de segurança do trabalho do SESI ParaíbaNovo Caged: Campina Grande soma mais de 800 novos empregos em setembro e chega a 6.345 em 2026Com expectativa de receber 6,5 mil visitantes na Paraíba, Mundo SENAI tem início nesta quinta-feira (5)SESI Museu Digital promove exposição que valoriza a cultura afro-brasileiraCastramóvel estadual disponibiliza 280 vagas para castração de cães e gatosProjeto Escola Amiga dos Animais leva educação e mobiliza mais de 250 crianças em João PessoaLucas Ribeiro assina decreto para incentivar produção de álcool anidro e fortalecer setor sucroalcooleiro na ParaíbaPrefeitura de Campina Grande lança 13ª edição do Natal Iluminado com programação especial até janeiroParlamentares destacam o Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstataPolícia mlitar de Brasília retifica notícia “imprecisa” sobre ocorrência envolvendo Ricardo CoutinhoPresidente da FIEPB e Nordeste Forte visita a sede da OAB Paraíba e projeta parcerias entre as instituiçõesEducação de Campina abre XXVIII edição dos Jogos Internos da Rede Municipal nesta sexta-feira, 06
Uncategorized

INDESEJADO

100%

Eventos estonteantes geraram fatos inusitados na corrida eleitoral polarizada entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula (registrados na última semana 17/07 a 24/07/2022), com episódios marcantes, que mudaram totalmente o cenário da política nacional. Doravante, questiona-se as prováveis, ou até inevitáveis, repercussões nas campanhas dos candidatos aos governos dos Estados em todo o país.

A ausência de Lula e Alckmin em São Paulo, na convenção que oficializou suas candidaturas, teve como resposta dia seguinte uma gigantesca “motociata” do presidente Jair Bolsonaro, encerrada com um colossal comício em Vitória (ES). Para ratificar sua incontestável preferência da maioria (no momento), a convenção do PL ontem (domingo 23.07.2022) lotou o Maracanãzinho num clima de “Copa do Mundo”.

Estes acontecimentos foram desconcertantes para os velhos caciques da política, habituados a formarem chapas – priorizando suas conveniências – e empurrarem goela abaixo no povão. As grandes mudanças no mundo político geralmente assemelham-se aos fenômenos da natureza como “furacão”, “tornados” ou tsunami. Os estragos provocados são devastadores.

No Nordeste, todos os candidatos da oposição ao presidente Jair Bolsonaro travaram uma batalha renhida, lutando pela presença de Lula em seus palanques. Bahia, Alagoas e Pernambuco os efeitos contrariaram estas falsas expectativas, criadas pelos Institutos de Pesquisas com repercussão na mídia tradicional. ACM Neto, no pós Lula, consolidou sua vitória. Em Alagoas, Renan desmorona. Pernambuco, um “racha” geral, favorecendo o candidato do presidente Jair Bolsonaro. Lula hoje é indesejado nos palanques de oposição no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Norte do país. E Nordeste?

Governador João Azevedo marcou sua convenção para o dia 05/08/2022, último dia do prazo concedido pela Justiça Eleitoral. Veneziano Vital do Rego, candidato oficial de Lula, agendou a mesma data, temendo que Lula participasse também do evento do PSB. Depois de tudo que ocorreu em apenas cinco dias, João Azevedo ainda fará campanha pró Lula, e terá a coragem de levar o ex-presidente para sua Convenção? Sua campanha está alinhada com um grande exército Bolsonarista, respaldada no apoio popular de Cristãos, Conservadores e Patriotas.

O PL do presidente Jair Bolsonaro tem um candidato na Paraíba. Um comunicador humilde, que diariamente entra nos lares dos paraibanos, conversando com os telespectadores, sobre as agruras do quotidiano. Nilvan Ferreira é admirado pelo grande contingente de eleitores das classes “C”, “D” e “E”, por abraçar suas causas e cobrar ações do Poder Público. Desafiou poderosas estruturas partidárias nas eleições municipais de 2020 – na Capital – e alcançou o segundo turno, deixando na poeira Ricardo Coutinho, Rui Carneiro…

O “controle” de sua legenda está nas mãos de Wellington Roberto, que para sorte de João Azevedo, tem usado mais o” freio” que o “acelerador”. Pesquisas de consumo mostram Nilvan à frente de João Azevedo em João Pessoa (maior Colégio Eleitoral do Estado) com 2% de vantagem. No restante do Estado, patina entre a terceira e quarta posição, atrás de Pedro Cunha Lima e Veneziano Vital do Rego. Oficialmente a corrida começa a partir do próximo dia 15/08/2022. Em 45 dias, veremos quem tem fôlego, e se o pleito será levado para o segundo turno.

Redação A Palavra

Equipe de jornalismo do A Palavra Online.

Deixe seu comentário