
Júnior Gurgel
Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.
WILSON SANTIAGO PREVÊ SURPRESAS NA DISPUTA PRESIDENCIAL NA PARAÍBA
Publicado em 3 de janeiro de 2026Valorizando o silêncio como estratégia de campanha – fruto do tirocínio adquirido ao longo de sua trajetória na vida pública – o deputado federal Wilson Santiago, sem alardes, tem sido um dos campeões na corrida para liberação das emendas parlamentares, atendendo além das expectativas, municípios que compõem suas bases eleitorais. De origem Sertaneja, aprendeu com as agruras do cotidiano, que “quem engorda o rebanho é o olho do dono”. A maioria de seus pares, encantados com o glamour de Brasília, vivem numa bolha distante de “realidades locais”. Andam pouco pelo Estado, contatam apenas as lideranças, e não perdem tempo em ouvir o povo.
No último 30/12/2025, ligamos para o deputado Santiago, com o propósito de ouvir sua opinião sobre a corrida presidencial. Seu diagnóstico nos surpreendeu. “Para o povo, o Lula de hoje, não é o mesmo de ontem”. Como assim? indagamos. Antes que respondesse, complementamos acrescentando, que “Lula e o PT, sempre venceram na Paraíba desde 2002”. Santiago argumentou: “hoje e até agora, ganhará novamente. Mas, o entusiasmo não é o mesmo, e os contra estão crescendo. Os programas sociais funcionam. Entretanto, engessam sonhos e perspectivas – anseios comuns do ser humano – na sua eterna busca pela prosperidade”. A sobrevivência já não é mais o suficiente. Por outro lado, o tempo desgasta a liderança política. Não existe no governo Lula III, um único programa que crie esperanças na população. Seus seguidores (eleitores) querem padrão de vida, comprando veículos, motocicletas, celulares iPhone.
Continuando, indagamos a Santiago sobre o adversário direto de Lula, se seria Tarcísio de Freitas. “Será Flávio Bolsonaro, com clima de revanche (2022). Com Jair Bolsonaro preso, impedido de concorrer, a oposição escolherá seu filho”. Acrescentou que as transformações, vindas em forma de avalanches, não se limitam as divisas da Paraíba. Tinha visto uma pesquisa, apontando Ciro Gomes com 10% à frente de seu concorrente, o governador do PT-CE.
Na sua visão, o embate no Congresso a partir de fevereiro, será decisivo para o governo aumentar ou reduzir a sua desaprovação. Se a oposição largar na frente, com temas que encurralem o executivo, seus efeitos serão catastróficos e completamente imprevisíveis.
Lula atingiu seu teto, e não tem mais “coelhos para tirar da cartola”.
Por que valorizamos a opinião de Santiago? Anda e conversa com o povo. Foi líder na Câmara dos Deputados do PMDB (hoje MDB).
Seus liderados foram o ex-presidente Michel Temer, Henrique Eduardo Alves, Eduardo Cunha, Rodrigo Maia… Para falar com o então presidente, Lula I, não marcava audiência. Esteve no Senado por mais de um ano – governo Dilma Rousseff – período que o presidente, era o ex-presidente da República José Sarney, que o escolheu a dedo, como seu vice. Conhece todas as “goteiras” da Casa.
Continua sendo respeitado, e sua palavra permanece merecedora de crédito. Marcos Pereira, só cedeu a presidência da Câmara para Hugo Mota, após receber o aval de Santiago. Seu relato sobre o pleito de 2026, vai ao encontro – e coincide – com o resultado da pesquisa que divulgamos ontem, do “Método Coelho”, realizada pelo Professor Pedro Cézar, CEO da 6-Sigma.
