Vital do Rêgo assume comando do TCU em Brasília e faz discurso histórico

Publicado em 11 de dezembro de 2024

O ministro Vital do Rêgo, paraibano de Campina Grande, assumiu nesta quarta-feira (11) a presidência do Tribunal de Contas da União (TCU).

A cerimônia ocorreu na sede do órgão, em Brasília (DF), e ele substitui o ministro Bruno Dantas. O vice-presidente empossado é Jorge Oliveira.

O mandato de Vital se inicia em 1º de janeiro de 2025, com duração de um ano e possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

– “Sinto-me preparado para assumir a liderança da locomotiva desse Tribunal. Continuaremos a ser referência no controle externo. Nosso papel é essencial para o papel da governança e para políticas que impactam na vida do cidadão. Nosso trabalho deve exercer as ações de fiscalização e transformar na prática para termos um Brasil mais justo e eficiente”, disse Vital.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades da República, a exemplo do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional. O governador João Azevêdo (PSB) representou todas autoridades da Paraíba no evento.

O discurso do paraibano foi histórico, lembrando nomes da Corte, principalmente paraibanos que por lá passaram.

Segue o discurso de Vital do Rego, na íntegra:
https://youtu.be/oqEKs41wCMg

Fonte: Da Redação