UOL: “Diálogo sugere acordo de líder de facção e filha de prefeito de João Pessoa”
Publicado em 19 de setembro de 2024Janine Lucena, secretária de Saúde de João Pessoa, filha do prefeito
Reportagem hoje publicada no portal UOL, do Grupo Folha de São Paulo, retrata uma suposta troca de mensagens atribuída a uma líder de facção criminosa em João Pessoa com Janine Lucena, filha do prefeito candidato à reeleição, Cícero Lucena. (PP).
A conversa sugere um acordo para troca de cargos na prefeitura por acesso a comunidades comandadas pelo crime organizado na Capital paraibana.
Segue a matéria, na íntegra:
Uma troca de mensagens atribuída a um líder da facção e a Janine Lucena, secretária de Saúde de João Pessoa e filha do prefeito e candidato à reeleição na cidade, Cícero Lucena (PP), sugere um acordo entre eles de troca de cargos por acesso a comunidades comandadas pelo crime.
O UOL teve acesso exclusivo às mensagens que foram interceptadas durante uma investigação de um suspeito de tráfico de drogas em julho de 2022, período de pré-campanha eleitoral, pela força-tarefa formada por Ministério Público e as polícias Militar, Civil e Federal da Paraíba.
A defesa de Janine afirma que ela “não reconheceu nenhuma das mensagens lá descritas, não sabendo as origens das mesmas nem tampouco sua finalidade real” (leia a nota completa abaixo).
No documento, são transcritas dezenas de mensagens de um número atribuído a Janine com Jossiênio Silva dos Santos, também conhecido como Ênio Chinês, apontado como conselheiro da Nova Okaida, considerado o grupo criminoso mais forte do Estado.
As informações foram retiradas após apreensão do celular de Ênio (leia o diálogo completo abaixo).
Segundo apurou a coluna, Ênio foi detido no último dia 3 de maio após pedido de prisão preventiva da 2ª Vara de Entorpecentes da Comarca de João Pessoa. Ele não tem advogado no processo e é atendido pela Defensoria Pública do Estado, e por isso o UOL não conseguiu contato.
A conversa integra a operação Mandare, em que a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na Paraíba em maio deste ano — entre eles contra Janine — para apurar uma suposta atuação da Okaida no poder público municipal. As investigações ainda estão em curso e seguem sob sigilo. O caso está em segredo de Justiça.
O QUE DIZ O DIÁLOGO
A conversa entre os dois ocorreu em 25 de julho de 2022. Segundo o documento obtido pelo UOL, ela “retrata acordo e o beneficiamento de pessoas ligadas a ele como exigência para o trânsito em comunidades sob seu domínio”.
Fonte: UOL