UNIESP forma mais do que odontólogos: estimula o profissional a enveredar pelo empreendedorismo no setor
Publicado em 14 de março de 2023Os avanços tecnológicos somados ao crescimento da oferta e do mercado de intervenções estéticas tem elevado a procura por profissionais formados em ODONTOLOGIA, do mesmo modo que tem aberto novo leque de opções para o empreendedorismo ligados a essa profissão.
O mercado de trabalho para os profissionais formados em Odontologia no Brasil apresenta algumas particularidades, e pode variar de acordo com a região do país, a especialidade escolhida pelo profissional, entre outros fatores. Em geral, pode-se dizer que a demanda por serviços odontológicos é bem alta.
Dado o tamanho continental do país e a irregularidade da distribuição de população, renda, escolaridade e número de cursos de Odontologia por estado, ainda existe um mercado latente para dentistas, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
De acordo com o coordenador do curso de Odontologia do UNIESP, Professor Arlley de Sousa Leitão, a formação do UNIESP se destaca em função da qualidade da estrutura que oferece aos alunos e ao corpo docente de mestres e doutores em cada área. Esses diferenciais do curso são determinantes, segundo ele, na hora de disputar uma vaga de trabalho ou até mesmo no estímulo ao empreendedorismo no setor. O coordenador salientou ainda a importância da formação continuada do profissional de odontologia para se manterem competitivos diante da velocidade e da dinâmica da evolução tecnológica.
Nesse sentido e nesse cenário, a reitora do Centro Universitário, Professora Erika Marques, lista abaixo as 11 principais orientações para pais e alunos na hora da escolha da universidade para a formação em Odontologia, mas já adianta que no UNIESP tem tudo isso e muito mais:
– Verifiquem se a clínica odontológica da unidade tem consultórios modernos, para garantir que os alunos tenham acesso a equipamentos de alta qualidade.
– Certifiquem-se de que os laboratórios da faculdade ofereçam simuladores individuais devidamente equipados para aulas práticas ao vivo com projeção em telões para melhor visualização e aprendizagem.
– Avaliem a clínica-escola entre as opções existentes e priorizem aquela que se utiliza de tecnologia de ponta, como microscópios e sistemas de instrumentação rotatória aparelhos de laser, dentre outros, para oferecer uma boa prática na área.
– Confirmem a existência de clínica de Radiologia com equipamentos para obtenção de imagens intrabucais e extrabucais, desde as técnicas analógicas convencionais até o processamento de imagens digitais e tomografias.
– Assegurem-se se há laboratórios de Prótese para realização das aulas práticas.
– Escolham um curso que inclua disciplinas como Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontogeriatria, e Odontologia Hospitalar, ministradas com atividades práticas em ambiente hospitalar e ambiente ambulatorial (consultório odontológico), centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
– Chequem se a clínica ou laboratório da faculdade em questão oferece tratamentos de Laserterapia com equipamentos modernos.
– Analisem se os equipamentos clínicos instalados incluem sistemas ultrassônicos para tratamento periodontal e o Sonic Fill, um sistema ultrassônico para inserção de resina fotopolimerizável.
– Investiguem se o curso conta com um Centro de Tecnologia com máquinas de alto desempenho e os mais recentes softwares do mercado para colocar em prática as atividades do curso.
– Verifiquem se a biblioteca do curso é uma referência no estado da Paraíba, com um acervo atualizado de aproximadamente 50.000 exemplares de livros, TCC’s, periódicos e bases de dados, além de uma central de Informação com acervo atualizado.
– Procurem por cursos com salas multimídia modernas e confortáveis para uma melhor experiência de aprendizado.
Por último, mas não menos importante, o coordenador do curso de Odontologia do UNIESP, sugere uma visita guiada às instalações do Centro Universitário e se diz à disposição para receber pais e alunos e esclarecer todas as dúvidas. Essa visita, finaliza o Professor Arlley, é especialmente importante para o futuro aluno, que precisa se visualizar fazendo parte do ambiente acadêmico da área da saúde para, assim, se imaginar um profissional de sucesso no futuro da Copa do Mundo que no momento passava no local de refeições.
Fonte: Da Redação