Valberto José

Jornalista, habilitado pelo curso de Comunicação Social da Universidade Regional do Nordeste (URNE), hoje UEPB. Colunista esportivo da Gazeta do Sertão e d’A Palavra, passou pelo Diário da Borborema e Jornal da Paraíba; foi comerciante do setor de carnes, fazendo uma pausa de 18 anos no jornalismo.

Um ponto final

Publicado em 20 de dezembro de 2024

Acredito que a grande vantagem do jornalismo online em relação ao impresso é a possibilidade de consertar o que saiu errado, o que escapou do olho clínico de uma revisão ou mudar algo que não saiu a contento. Na coluna sobre o tetracampeonato do “Time de Zé Pinheiro”, tive que ajustar o título duas vezes.  

Quando enviei o material, provoquei a editoria com “Vamos nos consolar com as glórias do passado?” e, abaixo, o que realmente seria o título, um pouco longo, o “Há 50 anos o ‘time de Zé Pinheiro’ conquistava o tetracampeonato”. Saiu a provocação como título e o que seria o título, subtítulo.  

Via WhatsApp, alertei o pessoal e o mal-entendido foi consertado, mas com um ponto (.) acrescentado. Um novo alerta e tudo ficou nos trinques. Fiquei agradecendo a Deus a compreensão editorial e, principalmente, a vantagem da possibilidade de conserto ou ajuste que o jornal online oferece sobre o impresso, após a publicação efetuada.   

Fiquei, no entanto, matutando o significado daquele ponto indevido. Seria um ponto final por qualquer fatalidade pessoal? Ou o sinal de uma indisposição pessoal de escrever que poderia logo me acometer, feito o colega que há meses não atualiza a coluna? Felizmente, foram divagações passageiras.  

Bastou a casualidade de um encontro inesperado para eu decifrar o enigma daquele ponto. Indo, no meu já decano carro, para o centro pela Rua Pedro Brasil e seguindo pela Almirante Barroso, avisto Zé Lima, técnico daquele inesquecível time. Uma mulher e dois cachorros, ao que tudo indicava, acompanhavam-no.   

Avistando-o nas suas passadas agora mais lentas, pensei: nunca mais – nem o Campinense, nem outro clube – se formou um time caseiro igual aquele. Foi um ponto final de uma história de sucesso no futebol, concluí.