Treze alcança a sua melhor campanha na história em campeonatos brasileiros

Publicado em 27 de maio de 2024

Em seus 98 anos, o Galo tem 40 participações passando por todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Essa é a primeira vez com cinco vitórias nas primeiras rodadas

O torcedor do Treze está em estado de graça com o início da Série D do Galo, pois em cinco jogos o time não sabe o que é perder. Até agora foram cinco vitórias nos primeiros cinco jogos na 4ª divisão, sendo este, inclusive, o melhor início de Brasileirão do Alvinegro em 40 participações em torneios nacionais, superando a marca de 2005, quando venceu os quatro primeiros jogos daquela Série C.

Ano que vem acontece o centenário do Galo, no mês de setembro, e ao longo de todos esses anos foram 40 vezes jogando o Campeonato Brasileiro. Entre essas participações, foram nove vezes na Série A, nove na Série B, 15 na Série C e sete na quarta divisão, contando com a atual edição.

As cinco vitórias seguidas nesta Série D marca o melhor início de Brasileiro do Treze em sua história. O número batido foi o da Série C de 2005. Naquele histórico ano, em que o Galo chegou às quartas de final da Copa do Brasil no primeiro semestre, o Alvinegro iniciou a Terceirona com quatro vitórias seguidas, contra BaraúnasABC e ASA na ida e na volta. Naquela edição o Treze bateu na trave no acesso, ficando na 5ª posição.

Adelino em jogo do Treze contra o Itabaiana na Série C de 2005 — Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba

Adelino em jogo do Treze contra o Itabaiana na Série C de 2005 — Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba

Falando em acesso, no meio dessas 40 participações, o Alvinegro subiu de divisão três vezes. O mais recente foi em 2018, quando também foi vice-campeão da 4ª divisão. Os outros dois aconteceram em 1986, ano que o Treze se considera campeão da Série B do Brasileiro, sendo o único acesso de um paraibano para a Série A; e em 2012, quando terminou a Série D em 5º lugar, mas conseguiu a vaga na Série C após a exclusão do Rio Branco na justiça.

Outro dado interessante é que o artilheiro da Taça Brasil de 1967, equivalente à atual Série A, foi atacante Chicletes, do Galo, com nove gols marcados.

 

Na última participação do Galo na Série D, em 2021, o time fez 15 pontos ao longo de toda a primeira fase, não avançando para o mata-mata. Este ano, em cinco jogos, o time já alcançou aqueles mesmos 15 pontos, dando fortes sinais que deve carimbar sua vaga no mata-mata com algumas rodadas de antecedência.

Treze x Campinense pela Série D 2021 — Foto: Jefferson Cariri / Treze

Treze x Campinense pela Série D 2021 — Foto: Jefferson Cariri / Treze

O Treze vai buscar manter sua invencibilidade no próximo sábado, quando recebe o América-RN às 16h, no Estádio Amigão, em Campina Grande.

Fonte: Globoesporte