Travessia “Nadando pela vida” une atletas e comunidade em ação solidária
Publicado em 17 de novembro de 2022Sob orientação do ultramaratonista aquático Átila Brandão, 17 desportistas da Paraíba vão participar da travessia “Nadando pela vida” no próximo mês. O desafio esportivo beneficente tem o objetivo de angariar alimentos para o Natal de quem mais precisa e também visa à arrecadação de materiais hospitalares. A travessia será realizada no dia 17 de dezembro, mas a população já pode começar a fazer doações.
“Sempre achei interessante a ideia do esporte como modificador social, mas foi na pandemia de covid-19 que encontrei uma grande oportunidade de usar a natação para ajudar quem mais precisa”, explica Átila Brandão, que foi vice-campeão brasileiro dos 25 km, em 2018, e foi pré-convocado para a Seleção Brasileira de Ultramaratona Aquática em 2019 (Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos).
Na primeira edição da travessia beneficente em 2020, o atleta nadou cerca de 25 km, num trajeto que começou no farol do Carol Branco e terminou no farol de Cabedelo. Este ano, o percurso aquático terá em torno de 15 km, saindo do Seixas até o Jardim Oceania. “Nessa segunda edição do evento, 17 pessoas participarão do desafio. Mas, dessa vez, eu ficarei nas embarcações de apoio ajudando na orientação e hidratação”, comenta Átila Brandão.
Um dos desportistas confirmados para a travessia é o cardiologista Valério Vasconcelos. Médico que costuma orientar a população sobre os benefícios das atividades físicas para o sistema cardiovascular, o especialista é um exemplo para seus pacientes quando o assunto é deixar o sedentarismo de lado.
Além da natação, modalidade que será explorada durante a travessia “Nadando pela vida”, Valério Vasconcelos também é apaixonado por outras práticas desportivas. “Sou triatleta há vários anos. Não só porque o triatlo é um esporte apaixonante, pois envolve natação, ciclismo e corrida, mas também porque representa um estilo de vida para mim”, revela. Ele ressaltou que a participação no desafio esportivo será muito especial, dado o caráter beneficente do projeto.
COMO A POPULAÇÃO PODE COLABORAR
Como se trata de um evento beneficente, o apoio da população é essencial para o êxito da iniciativa, seja com doação de alimentos não perecíveis, seja com doação de dinheiro. “Todo o processo de arrecadação será divulgado nas mídias sociais periodicamente, assim como a compra e a distribuição do que for arrecadado, tanto aqui em João Pessoa, como em Campina Grande”, explica Átila Brandão.
Locais para entrega de alimentos
Igreja São Gonçalo ou Espaço de Vida Saudável (EVS) Amigos da Torre.
Dados para doações em dinheiro
- transferência bancária: Átila de Freitas Brandão. Banco: 290 – PagSeguro Internet S.A. Conta: 34292920-5. Agência: 0001
- chave pix: assessoriaatilabrandao@gmail.com . Átila de Freitas Brandão.
Fonte: Assessoria