Ton Oliveira bate outros nomes regionais e internautas apontam-no como melhor forrozeiro do Brasil
Publicado em 12 de maio de 2022Enquete deste portal, hoje encerrada, mostra que os novos astros do cancioneiro regional ainda não ganharam a simpatia do público, que prefere o tradicionalismo representado por nomes mais autênticos que privilegiam a tradição dos sons e das letras nordestinas.
Dentre nove nomes elencados para votação sobre quem o internauta aplaude como melhor ‘cantor-forrozeiro’ com raiz na terra d’O Maior São João do Mundo, a preferência recaiu sobre o filho de Juvenal de Oliveira, saudoso ícone da música nordestina – Ton Oliveira.
O compositor e forrozeiro amado dos paraibanos é filho legítimo de Campina Grande, onde absorveu o gosto pelas raízes culturais do Nordeste através do seu velho e amado pai, o poeta, repentista e compositor Juvenal.
Ton Oliveira foi votado por 22,19% dos internautas que acessaram a enquete, seguido por outro ás local, Biliu de Campina, que obteve a segunda posição com 19,66% dos votos.
Já a revelação do BBB 2021, Juliette, que está escalada para se apresentar no palco do Parque do Povo este ano como cantora global, ficou apenas com a sexta colocação, pontuando na enquete com 3,37%, nada a ver com os números de milhões de seguidores que tem nas suas redes sociais.
O romântico e carismático Alexandre Tan, astro emergente nas paradas da Borborema, alcançou o terceiro lugar com 16,01%, desbancando inclusive Elba Ramalho, forrozeira nata que tem optado ultimamente por alterar seu repertório esquecendo inclusive, nas citações no Sul do País, do berço onde nasceu e se criou. A famosa “cantriz” sertaneja recebeu 9,27% dos votos, conquistando a quarta posição dentre os nove nomes.
O irrequieto cantor Capilé obteve 4,21% dos votos e figura como quinto colocado na enquete.
A sétima colocação não deixa de ser uma espécie de ‘castigo’ para um dos mais talentosos artistas da Paraíba, o sanfoneiro e repentista Amazan, que ao enveredar pelo mundo da política partidária declarando-se ardoroso fã do Presidente Bolsonaro, embora tenha conseguido se eleger prefeito de Município no Rio Grande do Norte atraiu para sí o desprezo do seu público, daí na enquete pontuar com apenas 1,97%, algo inacreditável anos atrás.
Abaixo de Amazan pontuaram Geovanne Júnior, na oitava posição com 1,12%; e o Coroné Grilo – engraçado personagem encarnado pelo radialista Oscar Neto – que ficou na lanterna com 0,56% de votos.
Um expressivo número de internautas (20,51%) votou NÃO SEI.
BIOGRAFIA DE TON OLIVEIRA
Quem foi que disse que o sucesso vem por acaso? Para que ele aconteça, tem que ter muita confiança, trabalhar duro e gostar muito daquilo que faz.
Assim é a vida do cantor e compositor Ton Oliveira. Nascido em Campina Grande, o artista absorveu o gosto pelas raízes culturais do Nordeste através do seu velho pai, poeta, repentista e compositor, Juvenal de Oliveira e traz a música nas veias.
Aos 14 anos de idade já acompanhava conjuntos musicais tocando triângulo e cantarolando músicas de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro etc. Com suas composições pra lá de hilárias, Ton se preocupa em agradar seu público, que independe de sexo, cor, idade, profissão ou condição social, e aproveita sua forma de expressão para chamar a atenção das autoridades do nosso país, atentando para os problemas sociais.
Em 1991 lançou seu primeiro disco (Forró pra Derreter), e até hoje vem destacando músicas de sua autoria, do seu pai e de outros parceiros, sendo algumas dessas músicas conhecidas no Brasil inteiro, dentre elas, Falta um Boi Vaqueiro, Morar no Cabaré, Locadora de Mulher, Sem Preconceito (O Boiola), As Três Coisa Da Vida, O Prefeito, entre outras.
Em 2005 o cantor lançou dois CD’s, um gravado ao vivo no Parque do Povo em Campina Grande, no encerramento da Micarande (Abril-2005) e o outro um CD acústico (pé-de-serra) com regravações, onde ele resgata verdadeiras pérolas do cancioneiro nordestino, gravadas na sua originalidade pelos Trio Nordestino, Os Três Do Nordeste, Elino Julião, Messias Holanda, Trio Mossoró, Assisão, dentre outros.
O último CD lançado por Ton (Doido pra vadiar) foi distribuído pela DN Music (fortaleza CE.), como também o seu primeiro DVD, gravado ao vivo na casa de show BLITZ, em Queimadas PB.
Ton Oliveira tem se apresentado nos maiores eventos do Nordeste e é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores nomes da música nordestina, na atualidade.
Fonte: Da Redação