Sindicato e associações de jornalistas repudiam agressão de Rostand Paraíba a Edson Pereira

Publicado em 24 de março de 2022

Três representações de jornalistas profissionais da Paraíba – Associação Campinense de Imprensa (ACI), Associação Paraibana de Imprensa (API), e Sindicato dos Radialistas da Paraíba (STERT) – emitiram na noite de hoje nota conjunta repudiando a agressão praticada pelo vereador Rostand Paraíba, de Campina Grande, ao jornalista e presidente da ACI, Edson Pereira, ocorrido na sala de imprensa da Casa Félix Araújo.

A nota adverte que “caso o senhor Edson Pereira ou qualquer outro profissional da imprensa sofra nova ofensa ou afronta da parte do mencionado vereador ou auxiliares, estas entidades, através de suas diretorias, adotarão todas as medidas cabíveis, inclusive na esfera criminal e judicial”.

Segue a nota, na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

A Associação Campinense de Imprensa (ACI), a Associação Paraibana de Imprensa (API) e o Sindicato dos Radialistas da Paraíba (STERT) vêm a público denunciar, lamentar e repudiar a conduta do vereador Rostand Paraíba que, nesta quarta-feira, 23, durante a sessão da Câmara Municipal, tentou intimidar o profissional de imprensa e presidente desta entidade, Edson Pereira.

Rostand, ao ser questionado a respeito de declarações que proferiu na tribuna durante pronunciamento em que atacava mais uma vez o prefeito Bruno Cunha Lima, irritou-se com o profissional e, de início, fez ilações referentes a medidas como processos judiciais em caso de divulgação dos fatos, sem sequer responder à pergunta nem tampouco conhecer o teor da notícia que seria ainda redigida.

Na sequência, à vista de todos, o vereador tentou determinar como os jornalistas devem escrever as notícias sobre seu comportamento na Câmara e, face à natural e necessária reação do senhor Edson Pereira, adotou postura virulenta que foi respondida, só não havendo-se chegado às vistas de fato pela intervenção de terceiros.

As entidades, por meio de suas diretorias e filiados, registram que não é a primeira vez que recebe informações sobre o comportamento do referido vereador em relação a profissionais de imprensa.

Rostand Paraíba, na condição de político, detentor de mandato temporário e com salário e verbas de gabinete pagos pelo contribuinte, tem a obrigação de aprender a conviver com as críticas – ainda aquelas que considere injustas – e jamais pode se reputar na autoridade de tentar pautar a imprensa.

Nesse sentido, informa as entidades de classe ao vereador que a agressão contra um profissional de imprensa representa um ataque a todos os profissionais do segmento, que não tem receios nem se calará diante da agressividade de nenhuma figura política.

Diante disso, caso o senhor Edson Pereira ou qualquer outro profissional da imprensa sofra nova ofensa ou afronta da parte do mencionado vereador ou auxiliares, estas entidades, através de suas diretorias, adotarão todas as medidas cabíveis, inclusive na esfera criminal e judicial.

Campina Grande, 23 de março de 2022

As diretorias

PEDIDO DE DESCULPAS 

O vereador Rostand Paraíba pediu hoje desculpas ao jornalista Edson Pereira pelo acontecido de ontem e reafirmou jamais ter insinuado que o prefeito Bruno Cunha Lima não mora mais em Campina Grande.

– “Tenho a humildade de pedir desculpas e afirmar o respeito que tenho pelo trabalho da imprensa”, disse da tribuna para em seguida dirigir-se ao comitê de imprensa e apertar as mãos do jornalista.

Edson, por sua vez, reconhecendo a legitimidade de crítica e da atuação de Rostand, afirmou que o assunto já está devidamente superado.

Fonte: Da Redação