SENAI Paraíba fica em 3º lugar na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador

Publicado em 25 de março de 2024

O prêmio é uma iniciativa do Sebrae e do Instituto Significare e busca reconhecer projetos educacionais inovadores

O conceito da educação transformadora vai além do ensino tradicional e busca promover competências fundamentais para que os indivíduos se tornem cidadãos atuantes na construção social. Nesse sentido, a inovação desempenha um papel crucial, já que, com base nisso, a educação envolve a criação de ambientes de aprendizagem estimulantes, metodologias ativas e a promoção de uma visão crítica e criativa do conhecimento. Quando educadores adotam abordagens inovadoras, estão contribuindo para a formação de indivíduos capazes de contribuir positivamente para a sociedade.

Emanuel Rocha, docente do Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco, do SENAI, em Campina Grande, desenvolveu uma metodologia para os alunos da turma de Qualidade, onde busca apresentar as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, como a utilização de sensores, a inteligência artificial e a computação em nuvem, por meio da plataforma Smart 4.0, trazendo perspectivas de suas utilidades para a melhoria de processos produtivos.

A Smart 4.0 é uma plataforma de tecnologia educacional que traz aplicações básicas das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, para facilitar o processo de ensino dessas inovações. Ela oferece uma visão geral e prática dessas tecnologias, permitindo que educadores e alunos explorem conceitos avançados de automação e integração de sistemas de manufatura.

A partir dessa metodologia, Emanuel conquistou o terceiro lugar na categoria Educação Profissional da etapa estadual da segunda edição do Prêmio Educador Transformador, onde haviam cerca de 235 projetos inscritos. O prêmio é uma iniciativa do Sebrae e do Instituto Significare e busca reconhecer projetos e metodologias educacionais inovadoras, alinhados à educação empreendedora e que tenham sido implementados por professores em instituições de ensino públicas ou privadas.

“É gratificante fazer parte desse projeto com a ajuda dos demais instrutores, que acreditam que podemos agregar conhecimento da indústria, que condiz com o nosso propósito, aos alunos, trazendo para um cenário real as perspectivas das tecnologias habilitadoras que já fazem parte da rotina de muitas empresas”, destacou o docente do SENAI, Emanuel Rocha.

Do ponto de vista do prêmio, um projeto educacional transformador é aquele que objetiva o desenvolvimento de competências empreendedoras que possibilitem transformar o conhecimento e a experiência em valor para o indivíduo e para a coletividade. Docentes de instituições públicas e privadas inscrevem os seus projetos, que serão apreciados pela comissão, avaliando-o a partir de dez critérios. Daí, a premiação segue três etapas, iniciada pela estadual, onde os projetos com maior potencial transformador são selecionados para a etapa regional, e em seguida para a etapa nacional, onde são premiados os melhores projetos.

O Prêmio Educador Transformador destaca a importância do trabalho dos educadores como agentes de transformação, estimulando a busca por uma educação empreendedora de qualidade. 

Fonte: Assessoria