
Valberto José
Jornalista, habilitado pelo curso de Comunicação Social da Universidade Regional do Nordeste (URNE), hoje UEPB. Colunista esportivo da Gazeta do Sertão e d’A Palavra, passou pelo Diário da Borborema e Jornal da Paraíba; foi comerciante do setor de carnes, fazendo uma pausa de 18 anos no jornalismo.
Selo da Livraria Pedrosa me evoca os passos de Bióca
Publicado em 18 de maio de 2025Divisar aquele senhor vindo do calçadão assim que tomei acesso à sacada do Diário da Borborema, após fechar a página de esportes, naquela tarde de poucas notícias, me desanuviou toda tensão que vivera instantes antes. A lepidez de seus passos denunciava que não estava lá; apenas passara, tentando se esgueirar de possíveis conhecidos e não se atrasar para o aconchego amigo e cultural que buscava.
Com a celeridade que saia do calçadão, atravessou em diagonal a Rua Venâncio Neiva, como que queria aportar no DB e, assomando a calçada, foi-se ladeando os carros estacionados para, mais à frente, dobrar a Monsenhor Sales, sentido Maciel Pinheiro. Na esquina dessa rua, entrou na Livraria Pedrosa e permaneceu por horas em bate-papo com o livreiro José Pedrosa e outros frequentadores da casa.

Os passos firmes e lépidos do homem suscitavam minha admiração, seu passado histórico justificava minha atenção. Um passado admiravelmente histórico! Antônio Fernandes Bióca trouxe a primeira bola de futebol para Campina Grande e liderou a fundação do Treze Futebol Clube.
A cena me veio à mente ao abrir o livro de Josué Montello para iniciar a leitura, adquirido meses antes no sebo da Getúlio Vargas. A contracapa com a gravura solitária do título continha o selo da Livraria Pedrosa, e nele o preço – Cr$ 4.500,00 – e o seu conhecido lema “Faça do livro o seu melhor amigo”. Confesso que me emocionei.
Comecei a ler Josué Montello por incentivo do amigo Severino Marinho Leite, que me emprestava os títulos de sua coleção. E foram dois livros do escritor maranhense – Diário da tarde e Diário do entardecer – os últimos que adquiri, em promoção, na Livraria Pedrosa. A casa já estava em processo de fechamento e poucos meses depois cerrou as portas.
