Republicanos puxou o PSB e realizou convenção lançando Johny Bezerra candidato a prefeito
Publicado em 5 de agosto de 2024Lotando o mega espaço da Arena Medow Beach Club, no bairro Itararé, o Republicanos, PSB, Agir, Avante, outras pequenas legendas (esquerdas), além de membros dissidentes do PT local – com euforia – comemoraram a formação deste arco de alianças partidárias, que puxará pelos bairros e ruas de Campina Grande o candidato oficial do Palácio da Redenção, sob o comando do governador João Azevedo, o médico e ex-secretário da saúde, Jhonny Bezerra.
A parte solene foi simples, oradores apenas dando seu recado, poupando tempo para o pronunciamento do governador João Azevedo, e o candidato consagrado naquele instante. Amparado pela “memória”, consignada em registros da história, desde 1947 até este ano de 2004 todos os prefeitos eleitos em Campina Grande foram seus nativos, com origens familiares enraizadas na cidade. Apenas um – promotor de Justiça da cidade de Pombal – Plínio Lemos, conseguiu este feito. Mas, foram as circunstâncias oportunas (sorte) que o levaram à vitória. Não tinham como derrotar o candidato à sucessão de Elpídio de Almeida, apoiado pelo senador Argemiro de Figueiredo. Quanto ao motivo, e o movimento de bastidores, que levaram à sua escolha, poucos podem nos explicar. O episódio foi um “elemento surpresa” ou um “ponto fora da curva”.
Quanto a naturalidades, Seu Cabral (Umbuzeiro) e Ronaldo Cunha Lima (18/03/1936) Guarabira (PB). Ambos chegaram à Rainha da Borborema na mais tenra idade. Seu Cabral tornou-se um dos maiores comerciantes e banqueiro da cidade. Ronaldo Cunha Lima acostou-se no final dos anos quarenta. Aqui residiu, estudou, trabalhou, foi professor, casou e todos os seus filhos são campinenses.
O governador João Azevedo, usando da palavra, destacou as obras já realizadas em sua gestão na cidade, e seu empenho em continuar trabalhando em prol da população de uma comunidade que cresceu e se tornou grande bebendo a água do Açude Velho. Jhonny Bezerra destacou seus feitos no período em que esteve à frente da Secretaria de Saúde, sua vontade de transformar a cidade ainda maior. Agradeceu e em mais de uma oportunidade fez questão de mostrar a força do seu exército: 108 candidatos a vereador, de todas as legendas que o apoiam.
Em meio ao contingente, vereadores com assento na Casa Félix Araújo. Enfatizou a importância do Republicanos na formação da chapa, inclusive indicando o seu vice, atual presidente da Câmara de Vereadores, Marinaldo Cardoso.
HOJE O DIA PROMETE
A convenção que oficializará a candidatura à reeleição do prefeito Bruno Cunha Lima se iniciará a partir das 14:30 no Spazzio. A escolha do local será o primeiro embate da campanha.
Quando foi construído, o Spazzio figurava como a maior Casa de Show da América Latina. Capacidade para abrigar 10 mil pessoas. Hoje, existem as Arenas, espaços maiores, mas dentre outras atividades sócio/esportivas, permitem também a realização de Shows. Não sei se estamos abusando da saudável “megalomania campinista”. Talvez hoje, já existam outros. Que o leitor perdoe nossa ignorância, em nome do orgulho bairrista que aprendemos na “terrinha”: ser grande, pensar grande, perseguir as grandes conquistas.
Caso a convenção de Bruno lote o Spazzio, o público acolhido será no mínimo três vezes maior, ao que esteve presente nas dependências da Arena Medow, onde foi realizada a convenção de Jhonny Azevedo. Até a madrugada desta segunda-feira (05/08/2024), o nome da vice ou do vice de Bruno Cunha Lima, ainda não tinha sido divulgado. Boatos apontaram até a viúva do poeta Ronaldo, Glória Cunha Lima. Contudo, a união Bruno, Romero, Veneziano Vital do Rêgo é fato consumado.
AS DEMAIS CONVENÇÕES
Exceto o PCdoB/PT, que já superou esta etapa burocrática indicando como cabeça de chapa o deputado estadual Inácio Falcão, duas outras candidaturas ainda serão aprovadas hoje em convenções partidárias. A de Rosália Lucas, pré-candidata do PSD/PP, partidos comandados pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro e sua irmã senadora Daniella Ribeiro – tendo ainda em seus quadros o vice-governador Lucas Ribeiro – que apesar de aliados não seguiram a opção do governador João Azevedo em Campina Grande. Divergência aproveitada pelo Republicanos, com vistas às eleições de 2026. Artur Bolinha (Novo/PL) representa os conservadores, evangélicos pentecostais/neopentecostais, em rota de colisão com o PL e o prefeito Bruno Cunha Lima, com históricos “Bolsonaristas” desde 2018. Em seu favor, a torcida do Treze Futebol Clube, desfrutando uma boa fase na série “D” com perspectivas de chegar a série “C”. Teremos uma grande disputa, com candidatos para todos os gostos e preferências. Uma festa da democracia.
Fonte: Da Redação (Por Júnior Gurgel)