REDES SOCIAIS – Psicólogo revela benefícios de abandonar filtros de beleza aumentada

Publicado em 22 de janeiro de 2025

Em uma era dominada pela perfeição digital, um movimento está ganhando força nas redes sociais: a remoção dos filtros de beleza criados por terceiros. De acordo com a Meta, nos últimos anos, mais de 600 mil pessoas, de mais de 190 países, criaram filtros na plataforma. A decisão tende a transformar a maneira como nos apresentamos online e como nos percebemos e nos aceitamos no mundo real.

De acordo com o psicólogo George Barbosa, da Hapvida Notredame Intermédica, essa alteração pode trazer benefícios significativos para a saúde mental e a autoestima dos usuários. “A mudança tende a promover a autoaceitação, diminuir a invalidação do eu natural e despadronizar a beleza”, afirma. Ele argumenta que, quanto mais as pessoas fingem ser algo que não são, mais infelizes se tornam. A ausência desses filtros, portanto, incentiva um exercício diário contra a frustração diante da padronização da beleza.

Embora Barbosa preveja que muitas pessoas inicialmente resistirão à mudança, ele acredita que aqueles que abraçarem a ideia de se verem como realmente são desfrutarão da liberdade plena. “Além do autoencorajamento e do trabalho constante da sua imagem e autoestima, haverá uma maior empatia à noção de imperfeição”, explica o psicólogo.

Um dos problemas mais sérios associados ao uso excessivo de filtros é a dismorfia corporal. Barbosa esclarece. “Diferente dos transtornos de imagem como bulimia e anorexia, a dismorfia corporal é uma noção distorcida de sua imagem devido ao que você tende a projetar de si por alguma imposição estética pessoal ou social.” Isso pode levar à desvalorização da identidade real.

Saúde mental – De acordo com o psicólogo, a restrição do uso de alguns efeitos de aparência podem trazer vantagens duradouras na saúde mental dos usuários. Barbosa projeta “uma empatia melhor e um maior entendimento sobre traços físicos e identitários de si e dos outros usuários das redes sociais”. Isso pode levar à autovalidação e à diminuição da busca incessante por padronizar rostos e corpos.

Para aqueles que desejam começar a compartilhar imagens mais autênticas, o profissional recomenda: iniciar com fotos em que se sintam mais confortáveis, escolher locais considerados bonitos para as postagens, focar no autocuidado em vez de intervenções cirúrgicas, cuidar mais do sorriso, da pele e outros aspectos naturais.

Para pessoas que já desenvolveram problemas de autoestima devido ao uso excessivo de filtros, George sugere um trabalho constante e progressivo de autoexposição. “É importante compreender que a opinião das pessoas não te define e que há traços que são marcas dos povos aos quais sua herança genética faz parte”, afirma.

Segundo o especialista, esse movimento é um convite à autenticidade, à aceitação e à valorização da diversidade humana. “Se observar é um exercício diário de sabedoria, afeto consigo mesmo e resistência. À medida que navegamos por essa nova era de autenticidade digital, podemos esperar uma sociedade mais empática, autoconsciente e, acima de tudo, real”, finaliza.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica – Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Fonte: Assessoria