Profissionais da panificação destacam a importância da Arena do Pão que acontece no próximo mês de maio no SENAI, em CG

Publicado em 20 de abril de 2024

Polyanna Rochely foi aluna do SENAI, onde teve a oportunidade de se qualificar nas áreas de panificação e confeitaria. 

Polyanna Rochely foi aluna do SENAI, onde teve a oportunidade de se qualificar nas áreas de panificação e confeitaria. “Minha história com o SENAI PB vem de longas datas, pois foi onde iniciei a minha formação para os setores de panificação e confeitaria e também, o local onde percebi a nobreza da profissão, e até hoje trago comigo um aprendizado precioso desse tempo, porque a instituição é referência em formação de mão de obra, e ao concluir o curso, eu já me senti preparada para empreender e atuar neste setor”, relatou a ex-aluna.

Já Norival Monteiro atua na área há 15 anos no segmento, junto com a família administra duas padarias. O empreendedor que já participou de cursos de panificação e confeitaria nas regiões nordeste e sudeste, diz que o SENAI tem exercido um papel primordial na formação de mão de obra para a panificação.

“O SENAI tem tido um papel fundamental na formação de novos profissionais, principalmente para atuação individual dando a oportunidade que os mesmos empreendam e assim oferte a comunidade novas opções de serviços e produtos”, disse.

Quando Polyanna começou a trabalhar no segmento, ela tinha apenas 17 anos, e em 2002, resolveu empreender no mercado da panificação e confeitaria, era a única mulher do curso de padeiro do SENAI, em Campina Grande. E há 22 anos vem trilhando um caminho de sucesso como empresária.

Pela experiência na atividade, e toda a trajetória de sucesso na panificação e confeitaria, Polyanna Rochely foi convidada para integrar o corpo de jurados da Arena do Pão, a maior competição de panificação do Brasil, acontecerá nos dias 29 e 31 de maio, no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI do SENAI.

“Toda competição implica em desafio, desafiar-se. Quando vem em um nível desse, muito mais. Então, acredito que não só na preparação, como durante, e principalmente depois do evento, teremos profissionais muito mais motivados, encorajados e mais apaixonados ainda pela panificação e pela confeitaria. Além do quê, um evento desse porte traz reconhecimento e visibilidade para o nosso setor”, destacou Polyanma Rochely.

O evento será realizado pelo SENAI da Paraíba em parceria com o Sindicado da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande, a Associação dos Industriais de Panificação, Confeitaria e Massas do Estado da Paraíba – ASPANEP – PB, e pela FIPAN, a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina.

“É uma oportunidade ímpar para os profissionais que poderão atualizar e aprimorar seus conhecimentos com o uso das novas tecnologias no desenvolvimento de insumos, bases e matérias primas, já que hoje cada produto tem uma farinha especifica, e a saudabilidade da fermentação natural está em evidência, e isso faz com que o profissional  precise estudar e desenvolver produtos para atender clientes com dificuldades alérgicas e com restrições a proteína do trigo por exemplo”, explicou Norival que integra a diretoria do SINDIPAN – CG.

Durante a seletiva os participantes irão demonstrar suas habilidades artísticas e técnicas na produção de pães e produtos de panificação. Os competidores terão ainda a oportunidade de mostrar sua criatividade, precisão e conhecimento em diversas categorias, desde pães tradicionais até receitas inovadoras. E poderão compartilhar sua paixão pela panificação e elevar o padrão da arte do pão no Brasil.

Na programação, os padeiros deverão produzir os seguintes produtos: Pão Integral, Brioche, Baguette e Massa Folhada Fermentada – Croissant. Acontecerão ainda cursos, exposição, palestras e aula-show.

Podem competir na Arena do Pão, padeiros que tenham no mínimo de 2 anos de experiência, e sejam maior de 18 anos, completos até 1 de janeiro deste ano. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de maio, no site (https://fipan.com.br/pt_br/arena-do-pao/).

Fonte: Assessoria