PODMARINHO – Jornalismo dinâmico, investigativo e histórico é a grande novidade na mídia paraibana

Publicado em 4 de setembro de 2023

O avanço e a consolidação da mídia eletrônica no País levaram o jornalista Marcos Marinho, editor d’APALAVRA ON LINE, a atualizar seu portfólio de prestação de serviços a Campina Grande e mais uma vez inovar o relacionamento com a comunidade local, que acontece por mais de cinco décadas, criando agora um podcast – PODMARINHO – semanal com foco no jornalismo investigativo, que é uma das suas marcas, com boa dosagem de componente histórico que ele justifica pelo fato de  poder dar à juventude um parâmetro importante para a vivência nos tempos atuais. 

Marinho iniciou sua vida profissional como repórter do extinto Diário da Borborema, vindo em seguida ser um dos fundadores do Jornal da Paraíba. Por mais de quatro anos trabalhou em jornais de São Paulo (Metrô News, Folha Metropolitana, etc.) e retornou a Campina Grande, quando a convite de Edvaldo do Ó foi fundador da Gazeta do Sertão em sua segunda versão, tendo atuado também como editor geral nos anos iniciais da publicação até que dela se afastou para ir chefiar em Brasília o gabinete do deputado federal Raymundo Asfóra, onde ficou por quatro anos.  

Na volta a Paraíba, Marinho foi convidado a assumir, no Diário da Borborema, uma tarefa que ele ainda hoje classifica como a mais difícil da sua carreira: ser editorialista do jornal substituindo ao gigante Epitácio Soares, que falecera dias atrás. Nesse período ainda incursionou por outras redações do Estado: ‘Correio da Paraíba’ e ‘A União’, assinando efervescentes colunas diárias, ‘Contraponto’, com coluna semanal, e revista ‘POLITYKA‘, vindo a partir daí a se dedicar inteiramente aos seus empreendimentos pessoais. 

O PODMARINHO vai ao ar às quartas feiras, das 16 hsás 17:30 hs., com transmissão ao vivo pelo YOU TUBE, Instagran, Facebook e plataforma d’APALAVRAONLINE, onde fica hospedado por oito dias, até que novo programa seja gerado. 

Extremamente dinâmico, o programa começa com o “mastigamento” de informes atuais, onde Marinho destrincha literalmente os bastidores dos fatos traduzindo para o ouvinte comum o que realmente está por trás das notícias, especialmente as de cunho político e administrativo. No quadro PAPAI MANDOU PERGUNTAR (em torno 15 a 20 minutos) o acadêmico de Comunicação Social Marcos Marinho, um dos nove filhos de MM, inquire personalidades de relevo do Estado com perguntas objetivas e até mesmo ácidas, formuladas pelo pai, mas sempre fazendo ressalva ao entrevistado de que “portador não merece pancada”. 

Marcos filho vai até o convidado e grava a participação, que é levada ao ar como se fosse ao vivo, e por tal passarela nesses cinco primeiros programas já desfilaram Paulo Roberto Florencio, Ida SteinmullerEsildo Galdino, Gustavo Ribeiro e Alexandre Tan. Entrevistados no studio lá estiveram o jornalista Oscar Neto, o secretário da Educação municipal Raymundo Asfóra Neto, o vereador Olímpio Oliveira, o advogado Olímpio Rocha e o ex-Vereador João Dantas. 

“A audiência nos surpreendeu”, abisma-se Marcos Marinho ao informar que no You Tube o PODMARINHO já se perfila entre os mais acessados ao vivo e já bateu recordes em outras plataformas, como por exemplo n’APALAVRA ON LINE, que permanece exibindo o podcast por toda a semana seguinte. 

 Fonte: Da Redação