Pais de primeira viagem encaram novo mundo com nascimento dos filhos
Publicado em 14 de agosto de 2023Foi às 21h da última terça-feira, 8 de agosto, que Luna nasceu. Pesando 3,2kg, é a primeira filha de Íris Joyce e de seu marido Eduardo, que neste domingo (13), celebra seu primeiro Dia dos Pais, dias depois de ver sua filha nascer no Hospital da Hapvida, em João Pessoa.
A gestação, que foi planejada, aconteceu de maneira tranquila, mas não sem mexer totalmente com a vida dos pais, que embora tenham se preparado para o nascimento, passaram a encarar um novo mundo. “Foi um mix de emoções acompanhar os ultrassons e ver o bebê crescendo, se desenvolvendo, ver o quanto era parecido comigo. Acompanhar seu nascimento foi indescritível, algo que não consigo nem explicar”, lembra Eduardo.
O pai conta que tem vivido dias de novidades. “Tudo é novo nesse começo. É a fase da descoberta; de entender o que ela quer; decifrar o motivo do choro e atender”, ressalta.
Com Luna com 6 dias de vida, Eduardo conta que estuda e busca relatos para se preparar para as próximas fases do desenvolvimento da filha. Sua maior expectativa, conforme relata, é que Luna cresça bem e, para isso, dará o seu melhor. “É trabalhoso, mas não me arrependo. Estudem bastante para ajudar a parceira e seguir um dia após o outro. Você vai aprender muito, mas passa rápido”, aconselha a outros pais de primeira viagem.
A dedicação do mais novo pai não é unanimidade: em 2020, o percentual de pais ausentes no país chegou a 6%. A psicóloga da Hapvida Notre Dame Intermédica, Michelle Costa, reforça que a função do pai é diferente do papel da mãe, mas igualmente importante para a formação e desenvolvimento da criança.
“A presença sempre ativa e constante do pai nessa relação pode ajudar as crianças a se sentirem seguras ao expandirem suas experiências pelo mundo. É comum que o pai desafie a criança a ultrapassar seus limites”, aponta.
Ainda conforme a especialista, crianças com a figura paterna presente se tornam adultos mais confiantes, com capacidade de ultrapassar obstáculos, vencer problemas de forma mais racional e não paralisar diante das dificuldades e incertezas da vida.
Fonte: Assessoria