Júnior Gurgel

Jornalista político, memorialista e Ghost writer. Ex- diretor de Jornais e Emissoras de Rádio na Paraíba, com atuações no Radiojornalismo.

OPOSIÇÃO CONSEGUE ASSINATURAS PARA INSTALAR CPI QUE PODE DERRUBAR GOVERNO LULA

Publicado em 30 de abril de 2025

Com uma rapidez admirável, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RR) conseguiu até às 22:00hs de ontem (29/04/2025) as 171 assinaturas necessárias para instalação da CPI do INSS, com base nas investigações em curso, realizadas pela Polícia Federal – “Operação Sem Descontos” – roubalheira envolvendo sindicatos e associações “fantasmas”, que vinha assaltando os bolsos de pensionistas e aposentados, provocando um rombo estimado em 6,3 bilhões de reais.

O governo Lula tentará impedir a qualquer custo a instalação desta CPI. Todos sabem que as investigações terminarão no Palácio do Planalto, Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e PT. O “defunto” já está na sala. A Polícia Federal “tropeçou” em Frei Chico, irmão do Presidente Lula, presidente do SINDNAPI – Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos. Instituição “picareta” – sem finalidade específica – arrecadou 100 milhões de reais nos últimos dois anos, descontando diretamente na folha do INSS valores dos aposentados e pensionistas que oscilavam entre 78 e 100 reais, para quem percebe até um salário mínimo. Não houve adesão ou filiação voluntária das vítimas.

Na sessão da CCJ da Câmara (ontem) o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski foi indagado por um parlamentar sobre seu conhecimento da “Operação Sem Descontos”, e por que seu filho era advogado de toda a gangue. Empalidecido, gaguejando, só encontrou uma explicação. “Ele é um advogado no exercício da profissão” (?). Mas, o filho do Ministro da Justiça – comandante da Polícia Federal – assume a defesa de uma quadrilha que roubou 6,3 bilhões de reais, e receberá honorários oriundos do produto do crime? Lewandowski, um dos “coveiros” da Lava-Jato, que tentou enterrar o “Mensalão”, levando a renúncia de Joaquim Barbosa, que pôs todos na cadeia, em nada mudou. Pensa e age como seu grupo e o padrinho Zé Dirceu.

Uma CPI só se sabe como ela começa. Seu desfecho é totalmente imprevisível. Recordamos a CPI dos Correios. Caiu o Ministro da Fazenda Antônio Palocci. A CPI dos bingos acabou a carreira do “austero” senador, líder do DEM, Demóstenes Torres. Seus desdobramentos deram origem ao “Mensalão”, que culminou com as prisões de Zé Dirceu, Genoíno, Pedro Correia, João Paulo Cunha, diretoria do Banco Rural, até o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo.

Segundo Ciro Gomes – então Ministro – os filhos de Lula só não foram depor, graças a sua intervenção. Em meio à balbúrdia, o Senador Garibaldi Alves, presidente da CPI dos Bingos, convocou uma reunião para encerrar a CPI. E, em rede nacional (TV) justificou: “se investigou tudo e todos, só não se discutiu a questão dos bingos”. É contravenção? Podem ou não serem realizados?

O Ministro Carlos Lupi se agarra ao cargo, para manter sua prerrogativa de foro. Se pedir exoneração, poderá ser preso por um Juiz de Primeira Instância. Como Ministro está sob a proteção do STF. No debate CNN, travado entre a jornalista e ex-senadora Ana Amélia (RS) e o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, ficou perceptível o desespero de Cardozo, defendendo a permanência de Lupi no cargo. “Como líder, Lula não pode abandonar seus soldados em pleno combate”. Estranhamos sua posição de temor. Mas, logo em seguida, compreendemos. O líder do PDT na Câmara dos Deputados, Mário Heringer, ameaçou: se Lupi for exonerado, o PDT desembarcará do governo e terá candidatura própria em 2026, com Ciro Gomes. O PSOL não esconde suas mágoas do governo, acusando a base de apoio pelo abandono do deputado Glauber Rocha – entregue à própria sorte – fatalmente cassado nos próximos sessenta dias.

A CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) foi uma das instituições que mais recebeu dinheiro roubado do INSS. Está explicado a “força” do PT nos grotões nordestinos. Compra de votos, com dinheiro roubado de seus próprios eleitores. Numa CPI, tudo e todos serão desmascarados. Mas, o “gabinete de crise” desesperado já está em ação. Quem o STF prenderá?

O presidente da Câmara, Hugo Motta, tem postergado o PL da Anistia. Se não instalar a CPI, terá coragem de enfrentar todo o Brasil?