Polícia Civil desarticula organização criminosa especializada em tráfico de drogas na modalidade delivery
Publicado em 15 de janeiro de 2026A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), deflagrou, nesta quinta-feira (15), a Operação Puçá, com o objetivo de desarticular e asfixiar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas na modalidade delivery. As investigações também identificaram a utilização de contas bancárias em nome de terceiros para a prática de lavagem de dinheiro.
A ação policial mobilizou mais de cem policiais civis para o cumprimento de 24 mandados de prisão nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, bem como nos municípios de Petrolina-PE e Maringá-PR. Até o momento, 21 pessoas foram presas. Durante a operação, também foram cumpridos 85 mandados de busca e apreensão. Como medida voltada à asfixia financeira da organização criminosa, foi determinada, ainda, ordem judicial de bloqueio do montante de R$ 15 milhões.
A denominação “Operação Puçá” faz referência à armadilha tradicionalmente utilizada na pesca de camarões, em alusão ao fato de a organização criminosa investigada autodenominar-se “rei do camarão”. O nome simboliza a estratégia policial de cerco técnico, investigação qualificada e produção robusta de provas, que culminaram na identificação e responsabilização dos envolvidos.
A operação contou com o apoio da Diretoria de Operações da Polícia Civil; Ministério Público da Paraíb, por meio do GAECO; Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE); Grupo de Operações Especiais (GOE); DESARME; Grupo de Operações com Cães (GOC); Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (DCCPES); Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DECC); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); Polícia Penal; DRCCIJ de Campina Grande; Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Campina Grande; GTE de Juazeirinho; GTE de Esperança; DRF de Patos e GTE de Princesa Isabel; e da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e da Polícia Civil do Paraná (PCPR).
A Polícia Civil da Paraíba reafirma seu compromisso com o enfrentamento ao crime organizado e com a proteção da sociedade paraibana, por meio de ações integradas, inteligência policial e rigor investigativo.
Fonte: Da Redação
