O MAGO DOS NÚMEROS – Por Marcos Alfredo Alves
Publicado em 4 de novembro de 2024Fechadas as urnas em Campina Grande, no último domingo, 27, a ampla vantagem do prefeito reeleito Bruno Cunha Lima (União Brasil) sobre Jhony Bezerra (PSD) no 2° turno da eleição chegou a surpreender à muita gente. Muitos chegaram a crer no clima de “vitória apertada” ou até de “virada” espalhada pela campanha de Jhony. Mas sempre houve dentro do time do prefeito uma luz de sabedoria estatística e de bom senso profissional.
O professor @pedrocezarcoelho, da UEPB, que prestou consultoria estratégica baseado nos dados confiáveis de pesquisas quantitativas e qualitativas do Grupo 6Sigma, teve a chance de vibrar muito com o resultado. E não só pela vitória do seu cliente: o fato é que, mais uma vez, seus modelos e interpretação da cabeça e da alma do eleitorado se confirmaram com uma precisão impressionante até nas decimais.
– Nossos números sempre nos trouxeram a tranquilidade de desafiar o quadro surreal dos que insistem em não encarar a realidade -, sintetiza o professor que, no início da carreira na universidade, ousou se assumir como um conservador convicto num campo majoritariamente minado no Brasil por uma esquerda em permanente disposição para a luta.
Não é à toa que Pedro Cézar Coelho é hoje um respeitado consultor em estratégias eleitorais. O mago, com 17 anos de experiência, possui graduação em Matemática e doutorado em Recursos Naturais pela UFCG e mestrado em Matemática Aplicada à Estatística pela UEPB, onde é catedrático.
Em seu trabalho de análise de informações para gestões públicas e na área eleitoral, Pedro Cézar tornou-se em pouco tempo uma referência nacional. Em termos locais, é a ele atribuida a influência na mudança da equipe de Marketing que prestava serviço à Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, no início deste ano.
Com uma larga experiência em eleições ao longo de mais de 15 anos, já forneceu suas estratégias para campanhas de presidente da República, congressistas, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
Humilde e discreto, Pedro é a antítese dos profissionais empavonados da área com suas vaidades transatlânticas. “A simplicidade é uma benção”, filosofa.
Fonte: Da Redação com Assessoria