Novo presidente da CEF nomeado hoje por Lula é aliado de Aguinaldo Ribeiro

Publicado em 25 de outubro de 2023

O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) conseguiu emplacar hoje em Brasília o nome do seu aliado, o ex-secretário Executivo do Ministério das Cidades, Carlos Vieira, como novo presidente da Caixa Econômica Federal, um dos mais importantes cargos da República.

Segundo o jornalista Tião Lucena, que é seu amigo, quem conhece Carlos Vieira “sabe que ele é simples, sem frescura, bom de papo e adepto de uma boa farra. Eu o conheci em Bananeiras numa festa de São João e de lá para cá tenho acompanhado suas idas e vindas”.
Vieira mora em Brasília, mas sempre que pode vem a Bananeiras “para papear com os amigos ao redor de uma garrafa de bom vinho”, conta Tião.

O novo presidente da CEF é casado com uma filha do desembargador João Machado, que já foi juiz de Princesa Isabel. “Posso dizer que ele começou de baixo, como jovem aprendiz do Banco do Brasil. Entrou na Caixa por concurso, fez calos nos pés gerenciando agências da CEF em Bananeiras, em Sapé e João Pessoa, até chegar em Brasília, onde, pelo seu talento, hombridade e competência, alcança o mais alto posto na repartição que escolheu como sua”, historia Tião Lucena.

No primeiro mandato da ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), Carlos Vieira assumiu a secretaria executiva do Ministério das Cidades, época em que o ministro era Aguinaldo Ribeiro.

Já em 2015, no segundo mandato de Dilma Rousseff, ele foi secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, quando o titular da pasta era Gilberto Occhi. Carlos Vieira também chegou a assumir as respectivas pastas como ministro interino. Em contrapartida, em 2016, a ex-presidente o exonerou quando o PP começou a participar da articulação de seu impeachment.

Na gestão do ex-presidente Michel Temer, Carlos presidiu o Conselho da Fundação Federal de Economia (FUNCEF), com duração de aproximadamente três anos.

Fonte: Da Redação