Ministro garante R$ 100 milhões para VLT de Campina mas prefeitura terá dificuldade em executar a obra por conta das invasões e depredação da malha ferroviária
Publicado em 11 de dezembro de 2024O ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu na tarde de ontem em Brasília, durante solenidade com a presença do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e parte da bancada federal da Paraíba no Congresso – senadores Veneziano Vital e Efraim Filho, e deputado federal Romero Rodrigues – a destinação de R$ 100 milhões para a adequação da malha ferroviária que corta Campina Grande, para receber os trens do histórico projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da cidade, pendenga que se arrasta há mais de vinte anos.
Segundo o ministro, esta será a próxima etapa para a concretização da obra, após a garantia da cessão do trecho ferroviário pertencente à Ferrovia Transnordestina à Prefeitura de Campina Grande, com a assinatura do Termo de Cessão da malha ferroviária, ocorrida também nesta terça.
– “Este momento é extremamente importante para Campina Grande. Eu digo que é a concretização de um sonho acalentado há mais de dez anos e que, agora, com um governo comprometido com o desenvolvimento do nosso país, como é o governo do presidente Lula, vai se tornar realidade”, destacou Veneziano.
O Senador agradeceu ao ministro e sua equipe pela rapidez com que tem tratado os projetos da Paraíba e a competência em, rapidamente, cumprir os cronogramas estabelecidos para a implantação do VLT de Campina Grande.
O prefeito Bruno Cunha Lima enalteceu o trabalho da bancada paraibana em Brasília para garantir o VLT para Campina. “Não posso deixar de fazer um agradecimento especial ao senador Veneziano, e demais membros da nossa bancada, que se incorporaram realmente e foram, de fato, para a linha de frente desse projeto, articulando aqui junto ao ministro Renan”, declarou Bruno.
Além dos senadores Efraim Filho e Veneziano Vital do Rego, mais o deputado Romero Rodrigues, participaram da solenidade o Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Rafael Vitale Rodrigues; o superintendente da STTP, Vitor Ribeiro; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Cassiano Pereira, dentre outros.
SONHO CAMPINENSE
A chegada do VLT a Campina Grande é um sonho antigo do povo campinense, remontando ao primeiro mandato de Veneziano Vital como prefeito da cidade, que não conseguiu levá-lo à frente, mesmo tendo sido reeleito para novo mandato.
Promessa de campanha de Romero Rodrigues, que igualmente exerceu dois mandatos de prefeito em Campina Grande, o projeto do VLT foi sendo esquecido, tendo virado objeto de exacerbadas intrigas políticas quando o governador Ricardo Coutinho e, mais recentemente, o governador João Azevedo, prometeram tirá-lo das pranchetas.
Hoje, o grande problema para a execução do projeto é a malha ferroviária, totalmente abandonada e depredada, inclusive com construções ao longo de toda a sua extensão, afora o roubo de trilhos (vendidos em ferro velho) e a invasão de propriedades na zona rural, o que exige muito mais que os R$ 100 milhões prometidos pelo ministro Renan Filho, isto sem contar as prováveis disputas na Justiça entre Poder Público (prefeitura) e invasores que certamente irão cobrar indenizações pelas construções edificadas, sem que nenhuma autoridade tivesse tido a dignidade e obrigação de coibir, na forma da lei, evitando assim o chamado “direito adquirido” que fatalmente levará as demandas judiciais a dificultarem a realização da obra.
Fonte: Da Redação