Mais “enfurnado” que Bolsonaro Veneziano aparece avocando para si êxito da votação que Pedro obteve no Estado
Publicado em 3 de novembro de 2022Passadas setenta e duas horas da eleição em segundo turno na Paraíba, superando inclusive o tempo de silêncio do também perdedor Presidente Jair Bolsonaro, o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) se permitiu hoje (dia 03) após o feriado de Finados a uma análise dos números e, de modo hilário, avocou para si a expressividade da votação obtida pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), derrotado por João Azevedo (PSB) por apertada margem (116.941 votos de diferença).
Em matéria enviada às redações do Estado, a assessoria do Senador jacta-se de que “o expressivo aumento na votação evidencia que os campinenses assimilaram bem a união de Pedro e Veneziano”. Também considera que Veneziano conseguiu transferir para Pedro, no Segundo Turno, a votação que obteve em Campina Grande no Primeiro Turno, de 48.390 votos, o equivalente a 21,93% dos votos válidos, ajudando desse modo exponencialmente no resultado final do pleito no Estado.
Fazendo-se um “recorte” da votação obtida por Pedro em Campina Grande, no Primeiro Turno ele obteve 78.124 votos, o equivalente a 35,40% do total. Já no Segundo Turno, foram 154.794 votos, o equivalente a 67,36% dos votos.
O press-release da assessoria do Senador realça, nesse particular e como se tivesse sido EXCLUSIVO, o apoio de Veneziano a Pedro e praticamente desconhece que o próprio Pedro é filho de Campina Grande, onde sempre tem recebido votações consagradoras, que o seu pai Cássio Cunha Lima permanece detentor de elevado potencial de votos no Município, e que o seu primo, prefeito Bruno Cunha Lima (PSDB), que derrotou Veneziano dois anos atrás para a prefeitura municipal já no Primeiro Turno, não somente para ele trabalhou como colocou a força da máquina pública local a seu serviço, o que obviamente contribuiu decisivamente para a superlatividade dos votos de Pedro em relação aos que a cidade proporcionou a João Azevedo.
Na análise que faz dos números no cenário estadual Veneziano também se avoca como grande responsável pelo feito.
Pedro Cunha Lima cresceu 24% do 1º para o 2º turno, exatamente o dobro do seu adversário, João Azevêdo, que cresceu 12%.
– “Neste cenário, é de se considerar também o apoio das lideranças que apoiaram Veneziano no Primeiro Turno, a exemplo de ex e atuais deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças, que quase em sua totalidade acompanharam Veneziano no apoio a Pedro”, conclui a risível matéria da assessoria do Senador.
Fonte: Da Redação