Mais de 100 dispositivos eletrônicos de fumo são apreendidos na 1ª noite do São João de Campina Grande
Publicado em 31 de maio de 2025Mais de 100 cigarros eletrônicos e outros dispositivos de fumo foram apreendidos na primeira noite do São João 2025 de Campina Grande, na sexta-feira (30). A informação foi divulgada pela Gerência Municipal de Vigilância Sanitária (Gevisa).
A apreensão aconteceu em um estabelecimento próximo ao Parque do Povo. A fiscalização tem como objetivo coibir a venda de dispositivos eletrônicos de fumo durante o evento.
Esses produtos, também chamados de vape ou pendrive, têm o uso, a venda e a propaganda proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além de apreender os dispositivos, a Vigilância também orienta comerciantes e frequentadores sobre os riscos e as penalidades previstas em caso de descumprimento da norma.
“A Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande está orientando a população sobre os riscos do uso desse produto, altamente danoso à saúde. Além disso, quem for flagrado comercializando o vape pode sofrer multas e advertências. O uso pessoal também está proibido no Brasil”, disse a gerente do órgão, Betânia Araújo.
A operação continua durante todo o evento junino e faz parte da campanha “Quem promove o fumo não quer o seu bem”, promovida pela Secretaria de Saúde neste sábado (31), Dia Mundial sem Tabaco.
Fonte: G1PB
