
Lula lamenta morte do papa Francisco: “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”
Publicado em 21 de abril de 2025O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias em todo o território nacional pela morte de papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, no Vaticano. Em nota oficial, Lula destacou o compromisso do pontífice com a justiça social, a paz e o cuidado com os mais vulneráveis.
“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, afirmou o presidente.
Lula também relembrou os encontros que teve com o pontífice, nos quais compartilharam ideais de paz, igualdade e justiça. “Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, declarou.
O presidente enfatizou a atuação de Francisco em temas como mudanças climáticas e desigualdade social. “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, ressaltou.
A decisão de decretar luto oficial por sete dias reflete a importância de papa Francisco para o Brasil, país com a maior população católica do mundo. Durante o período de luto, a bandeira nacional será hasteada a meio mastro em todas as instituições públicas, em sinal de respeito e homenagem ao líder religioso.
Fonte: Da Redação